A HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL DO IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS: UMA ANÁLISE JURÍDICO-ECONÔMICA DO IMPACTO DO IGF NO MERCADO DE CAPITAIS

Autores

  • Matheus Henrique Ribeiro Faculdade de Ilhéus
  • Gilvan Tavares Gonzaga Faculdade de Ilhéus
  • Florisvaldo Cavalcante Almeida Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5535

Palavras-chave:

Grandes Fortunas. Imposto. Mercado de Capitais. IGF. Constitucional. Isonomia Tributária.

Resumo

O presente artigo científico, tem como objetivo explicar as complexidades e os entraves que envolvem a positivação do Imposto sobre Grandes fortunas no Código Tributário brasileiro, bem como, esclarecer os possíveis impactos econômicos, na economia e no mercado de capitais, caso de fato, haja a implementação de um imposto sobre a riqueza no país. Além disso, pretende-se esclarecer do ponto de vista jurídico, econômico e social, o motivo desse dispositivo não ter avançado as suas discussões, nas casas legislativas, mesmo havendo inúmeros Projetos de Lei em tramitação com essa temática. Analisar ainda, os princípios Constitucionais e Tributários brasileiros que norteiam o implemento de um imposto, com o intuito de compreender como poderia se efetivar a positivação de tributo, sobre a riqueza, em um país que já tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Dessa forma, por meio de pesquisas qualitativa e quantitativa, poderemos através da hermenêutica Constitucional analisar os fatores determinantes e os procedimentos necessários para implantação ou revogação de um dispositivo trazido pela Constituição Federal de 1988 que nunca foi positivado. Além do mais, através dos dados quantitativos e do direito comparado assimilar os exemplos oriundos de países que já utilizaram uma tributação sobre a riqueza ou de países que recentemente decidiram por essa ferramenta de arrecadação.  Da mesma forma, apontar os ônus e benefícios da implantação do imposto, com foco principal na economia e no mercado de capitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Henrique Ribeiro, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. e-mail: matheusbr333@gmail.com.

Gilvan Tavares Gonzaga, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. e-mail: gilvan-economia@hotmail.com.

Florisvaldo Cavalcante Almeida, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. e-mail: almeida-cavalcante@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Ribeiro, M. H. ., Gonzaga, G. T. ., & Almeida, F. C. . (2022). A HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL DO IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS: UMA ANÁLISE JURÍDICO-ECONÔMICA DO IMPACTO DO IGF NO MERCADO DE CAPITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1301–1318. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5535