A UNIVERSIDADE E A DIVERSIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
doi.org/10.29327/217514.7.1-7
Palavras-chave:
Universidade. Educação. Diversidade.Resumo
Objetivo: Evidenciar a partir da literatura nacional, a produção científica na área temática “Universidade e a Diversidade”. Método: Revisão integrativa da literatura, na base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online). Resultados: foram encontrados 433 estudos, e selecionados 29. O maior número de publicações, ocorreu no período entre 2018 e 2020 (n=51,7%), sendo mais frequente as análises documentais (n=24,1%), e de abordagem qualitativa (n=17,2%). As revistas que mais publicaram estudos, foram da área da educação (n=65,5%). E dentre os subtemas, àqueles mais estudados, estavam relacionados à diversidade sexual e de gênero (n=27,5%), e políticas de cotas (n=24,1%). Conclusão: há necessidade do despertar, de todas as ciências, para reflexões acerca da abordagem das diversidades no ambiente universitário, para maior sensibilização ao estado da arte, redução das desigualdades de acesso, qualidade da permanência em âmbito da saúde integral, e do processo de ensino e aprendizagem, e melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY