O CORDÃO DA BICHARADA: A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA BRINCADEIRA DE RUA NO CARNAVAL DE JUABA-CAMETÁ/PA

Autores

  • Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida Universidade Federal do Pará
  • Elizete Tenório Valente Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4103

Palavras-chave:

Cordão da bicharada. Criança. Espetacularidade. Teatralidade.

Resumo

Este artigo é resultante das coletas de dados realizadas na localidade de Juaba, na cidade de Cametá no período de 2018-2019, vinculadas ao projeto “Festas, Brincadeiras, cortejos, procissões e Atos Devocionais: estudos sobre manifestações populares na amazônia paraense”, cujo objetivo se centra na investigação da participação de crianças no cordão da bicharada no carnaval de Juaba. O Cordão da Bicharada é considerado um bloco carnavalesco que homenageia a fauna da Amazônia através do uso de fantasias confeccionadas pelos moradores locais. A apresentação do cordão da bicharada é marcada pelo entusiasmo e alegria dos participantes – adultos e crianças – e com uma visualização estética totalmente peculiar. Toda a fundamentação teórica utilizada na construção dos argumentos reflexivos sobre o tema advém da etnocenologia, acionando as categorias conceituais espetacularidade e teatralidade como mote na compreensão da participação dos integrantes – em especial, as crianças - no cordão da bicharada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998). É professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências das Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA, vinculada à linha 2 – Artes e Interfaces Epistêmicas. Coordena projeto de Pesquisa “Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações populares na Amazônia” (Portaria 169/2018-ICA). Integra o grupo de pesquisa TAMBOR (Ppgartes-UFPA), coordenado pelo prof. Dr. Miguel de Santa Brígida. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro –UFPA nos períodos 2017/2018 e 2019/2020. Atualmente exerce a função de Vice-Diretora da Escola de Teatro e Dança da UFPA-ETDUFPA. Endereço eletrônico: ivone@ufpa.br.

Elizete Tenório Valente, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Pará – PARFOR-UFPA (2019). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI (2015). É professora de Artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jadielson de Souza Moraes, na localidade do Rio Pacovatuba, Cametá-Pa. Integrou o grupo de pesquisa do projeto Festas, Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações populares na Amazônia, coordenado pela profª Dra. Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, no período de 2018-2019. Endereço eletrônico: elizetevalente@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Almeida, I. M. X. de A. ., & Valente, E. T. . (2022). O CORDÃO DA BICHARADA: A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA BRINCADEIRA DE RUA NO CARNAVAL DE JUABA-CAMETÁ/PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4103