HISTÓRIA E GÊNERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A HETERONORMATIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS

Autores

  • Zenildo Santos Silva Centro Universitário Leonardo Da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4016

Palavras-chave:

Gênero. Heteronormatividade. Prática pedagógica.

Resumo

Estudar gênero na escola torna-se importante, porque a luta pela igualdade ainda apresenta muitos desafios, a cultura patriarcal é predominante, fruto de um processo histórico, de perpetuação de comportamentos. Dessa forma, é inquietante saber de que maneira a prática pedagógica do professor de história pode contribuir para o combate à discriminação de gênero. Para isso, pretende-se analisar a importância das metodologias antissexistas, na construção de uma sociedade antimachista, ou seja, de que maneira a prática pedagógica do professor de história pode contribuir para combater a discriminação contra as diversas expressões de gênero. As discussões serão enriquecidas com: Bourdieu (2003), que trata da supremacia masculina; Butler (2003), com as discussões sobre heteronormatividade e controle; Fernandes (2005), que realiza debates sobre a prática docente; Foucault (1996), contribui com a teoria dos dispositivos de poder e Louro ( 2010), com as discussões sobre a prática docente, gêneros e os diversos discursos discriminatórios vigentes. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, ou seja, utilizará de diversas revisões literárias para exploração da temática, no viés qualitativo. Espera-se que com o presente artigo os professores de humanas, em especial história, reflitam sobre a atuação docente e criem novas praticas para a promoção do respeito a diversidade de gêneros

Biografia do Autor

Zenildo Santos Silva, Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Pós- graduado em Metodologia do Ensino de História Pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Gandu- Ba. Graduado em Psicologia e História, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia FTC, zomocara@hotmail.com.

 

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

Silva, Z. S. . (2022). HISTÓRIA E GÊNERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A HETERONORMATIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1713–1729. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4016