A DIMENSÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3939Palavras-chave:
Tecnologia da Informação. Revolução Tecnológica. Melhoria Contínua.Resumo
O presente trabalho analisa a conjuntura atual da administração pública com foco na importância da Tecnologia da Informação e Comunicação para a melhoria continuada na prestação serviços públicos, trazendo uma breve evolução histórica da administração pública até os dias atuais. Apresenta-se o processo de melhoramento da gestão pública brasileira, enfatizando os modelos de gestão que predominaram ou predominam no Brasil, passando pelo patrimonialismo, depois pelo modelo burocrático e, por fim, pelo modelo gerencial, que se convencionou de “nova gestão pública”, a qual cada vez mais se utiliza dos instrumentos proporcionados pela Tecnologia da Informação e Comunicação através da recente revolução tecnológica. É apresentado também algumas ferramentas, instrumentos e facilidades relacionados à Tecnologia da Informação e que estão em crescente expansão nos órgãos e entidades públicas e que oferecem grande potencial benéfico para as atividades públicas e devem cada vez mais serem explorados com vistas ao melhor atendimento dos usuários dos serviços. Para constituição conceitual do presente trabalho, foram pesquisados alguns autores, sendo que merecem destaque os seguintes: Chiavenato (2009), Pereira (2012), Tarapanoff (2006), Raiter (2014), Faria (2003) Kuros et al. (2014) e Tanenbaum (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva realizada através de pesquisas bibliográficas. Depreende-se, por fim, que este trabalho atende aos anseios da sociedade contemporânea, pois aborda o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação com o foco na busca pela excelência e melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY