O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Ana Jéssica Ribeiro
  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira
  • Gerúnia Moraes Santos Carlos
  • Getúlio Silva Pires de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3242

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Matemática. Estudante. Protagonista.

Resumo

Este artigo tem como foco principal a discussão em torno do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos através de metodologias ativas. Percebendo que o ensino da matemática foi visto durante toda a sua história como algo tecnicismo e mecanizado e que ainda é praticado dessa forma dentro das escolas públicas e privadas, propõe-se uma nova construção para aprendizagem matemática dentro do contexto escolar da atualidade, em que as metodologias ativas, estratégias didáticas que colocam o estudante como construtor e protagonista de sua própria aprendizagem, possam ganhar espaço no planejamento docente no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos. Destarte, este estudo objetiva analisar e refletir sobre o ensino de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de metodologias ativas, diagnosticando o impacto do uso dessas metodologias e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, para o alcance desse objetivo,  realizou-se uma análise bibliográfica em que alguns autores foram consultados, a exemplo de Diezel e Baldez (2017), Fuchs (2014), Linhares e Ferreira (2020), Miranda (2020), Moran (2015), dentre outros que contribuíram significativamente para as conclusões alicerçadas nesta produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Jéssica Ribeiro

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, especialista em metodologia do ensino de biologia. Email: anajessica13@hotmail.com

Edilson Raniere Gonçalves Pereira

Graduado em Pedagogia e Administração, especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Email: edilsonraniere@gmail.com.

Gerúnia Moraes Santos Carlos

Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia. Email: moraesgerunia@gmail.com.

Getúlio Silva Pires de Carvalho

Graduado em Geografia e graduando em Administração, especialista em educação ambiental e sustentabilidade. Email: professordegeografiagetulio@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Ribeiro, A. J. ., Pereira, E. R. G. ., Carlos, G. M. S. ., & Carvalho, G. S. P. de . (2021). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1655–1668. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3242