ADAPTAÇÕES NEUROMECÂNICAS E FISIOLÓGICAS AO EXERCÍCIO RESISTIDO NA REABILITAÇÃO DE LESÕES ARTICULARES: IMPLICAÇÕES PARA A PRESCRIÇÃO CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29504

Palavras-chave:

Exercício resistido. Reabilitação. Lesões articulares.

Resumo

Objetivo: sintetizar e quantificar as adaptações neuromecânicas, morfológicas e funcionais ao exercício resistido na reabilitação de lesões articulares e traduzir os achados para a prescrição clínica Métodos: revisão sistemática conforme PRISMA 2020, com buscas no PubMed/MEDLINE e PEDro até 30 de julho de 2026. Foram elegíveis ensaios controlados com pessoas a partir de 14 anos, lesão articular traumática ou condição pós-operatória e programa resistido progressivo por pelo menos quatro semanas. O risco de viés foi avaliado pelo RoB 2. As diferenças padronizadas de mudança foram combinadas por efeitos aleatórios, REML e Hartung-Knapp Resultados: quinze ensaios, com 890 participantes randomizados, foram incluídos. A síntese de força favoreceu a estratégia resistida adicional, mais intensa ou específica (Hedges g=0,63; IC95% 0,18–1,08; I²=71,9%; oito estudos), mas o intervalo preditivo incluiu ausência de benefício. Para função, a estimativa foi imprecisa (g=0,83; IC95% −0,15–1,82; I²=91,4%; seis estudos). Ganhos morfológicos foram promissores, porém pouco mensurados Conclusão: o exercício resistido progressivo melhora a força, mas a transferência para função e estrutura é heterogênea. A carga deve ser individualizada por articulação, fase de cicatrização, sintomas e resposta em 24 horas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Pinto dos Santos, USJT

Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, SP, Brasil.

 

Marckson da Silva Paula, UNIRIO

Mestrando em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ronaldo Lins Meira, UNIT

Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil.

Alexandra Frederico Corrêa, UGF

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Laís Barbosa de Castro Delgado, UNIRIO

Mestranda em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maryah Christina dos Santos Senna Nilo, UNIRIO

Mestra em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Tatiane da Costa Thedim, UNESA

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carlos Eduardo das Neves, UFF

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado à Universidade de Vassouras (UNIVASSOURAS), Vassouras, RJ, Brasil.

Luciano Lima dos Santos, UERJ

Doutorando e mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Jani Cleria Pereira Bezerra, UNIRIO

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), vinculada à Universidade de Vassouras (UNIVASSOURAS), Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2026-08-17

Como Citar

Santos, R. P. dos, Paula, M. da S., Meira, R. L., Corrêa, A. F., Delgado, L. B. de C., Nilo, M. C. dos S. S., … Bezerra, J. C. P. (2026). ADAPTAÇÕES NEUROMECÂNICAS E FISIOLÓGICAS AO EXERCÍCIO RESISTIDO NA REABILITAÇÃO DE LESÕES ARTICULARES: IMPLICAÇÕES PARA A PRESCRIÇÃO CLÍNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(8), 1–23. https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29504