COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Alexandra Virgínia das Graças de Jesus Must University
  • Eugênio Jesus Santana Must University
  • Neuda da Cruz Assis Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24339

Palavras-chave:

Competência Digital Docente. Formação de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

O presente artigo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a competência digital docente, a fim de compreender como esse construto tem sido desenvolvido, operacionalizado e avaliado no contexto formativo de professores. A problemática central reside na rápida transformação tecnológica e nas exigências de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC), contextos nos quais muitos docentes permanecem com lacunas em suas habilidades digitais e metodológicas. O objetivo geral consiste em mapear e analisar estudos empíricos publicados entre 2015 e 2024 que investigaram a competência digital de professores, bem como identificar modelos, instrumentos de avaliação e lacunas de pesquisa. Para tanto, foi adotada a metodologia de revisão sistemática seguindo protocolos semelhantes ao PRISMA, selecionando artigos em bases Web of Science, Scopus e outras, em línguas inglesa e espanhola, com amostras de professores da educação básica e superior. Os principais resultados revelam diversidade de modelos teóricos, como o DigCompEdu (áreas de competência digital para educadores) e o TPACK, diferentes instrumentos de autoavaliação e percepções docentes sobre níveis medianos ou baixos de competência digital, além de forte ênfase em formação inicial e continuada. As conclusões mais relevantes apontam que, embora haja avanços no reconhecimento da competência digital docente, permanecem lacunas quanto à articulação entre formação, prática pedagógica e avaliação de impacto, bem como à necessidade de políticas públicas e programas formativos contextualizados. Recomenda-se, assim, o aprofundamento de pesquisas longitudinais, com ênfase em credibilidade de instrumentos e interfaces entre competência digital e qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Virgínia das Graças de Jesus, Must University

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Eugênio Jesus Santana, Must University

Graduação em Ciências Biológicas, Pedagogia, Geografia, Matemática, Letras-Inglês. Especialização: Análise Comportamental do Autismo (ABA); Atendimento Educacional Especializado (AEE); Metodologia do Ensino de História; Matemática e Biologia. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Neuda da Cruz Assis, Must University

Graduação em Geografia e Pedagogia. Especialização em Educação e Meio Ambiente, Educação Especial e Inclusiva, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Mestranda emTecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Downloads

Publicado

2026-02-20

Como Citar

Jesus, A. V. das G. de, Santana, E. J., & Assis, N. da C. (2026). COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24339