USO DA ESCALA FACIAL FELINA (FELINE GRIMACE SCALE) PARA AVALIAÇÃO DA VIA TRANSDÉRMICA DE BUPRENORFINA EM GATAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERCTOMIA ELETIVA

Autores

  • Alice da Silva Maria Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Bárbara Georgea Kessler de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Bruna Gabrielle Pianta Brisqueleal Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maria Cecília de Lima Rorig Pontifica Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23815

Palavras-chave:

Analgesia. Buprenorfrina. Escala.

Resumo

A buprenorfina é um opióide semissintético que interage com o receptor mu e pode ser encontrado no mercado sob diversas formas farmacêuticas, dentre elas o adesivo transdérmico. O objetivo desta pesquisa foi aplicar a escala facial felina para avaliação da via transdérmica de administração de buprenorfina em gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia eletiva. Foram selecionadas 10 gatas saudáveis para participar do projeto, as quais receberam como analgesia preemptiva o adesivo de buprenorfina que foi fixado 48 horas antes do procedimento. As avaliações realizadas pela aplicação da escala foram divididas em 3 tempos (T1, T2 e T3) e o resgate analgésico foi feito nas pacientes que tiveram a pontuação igual ou maior que 4. Em vista disso, das 10 gatas que participaram desta pesquisa, 7 apresentaram controle adequado da dor (58,3%), 3 pacientes (25%) precisaram de resgate analgésico e 2 pacientes (16,7%) foi desclassificadas da pesquisa. Desse modo, conclui-se que a Feline Grimace Scale é uma ferramenta validada confiável e prática para a avaliação de dor em felinos e o adesivo de buprenorfina (desde que em total contato com a pele) foi eficaz no controle de dor nas pacientes testadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice da Silva Maria, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Médica veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e acadêmica do Programa de Aprimoramento em Clínica Médica e Cirúrgica da PUC-PR campus Toledo.

Bárbara Georgea Kessler de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Médica veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Bruna Gabrielle Pianta Brisqueleal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Médica veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e acadêmica do Programa de Aprimoramento em Clínica Médica e Cirúrgica da PUC-PR campus Toledo.

Maria Cecília de Lima Rorig, Pontifica Universidade Católica do Paraná

Médica Veterinária e professora Doutora do curso de Medicina Veterinária da Pontifica Universidade Católica do Paraná campus Toledo, atuante como orientadora no presente trabalho.

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

Maria, A. da S., Carvalho, B. G. K. de, Brisqueleal, B. G. P., & Rorig, M. C. de L. (2026). USO DA ESCALA FACIAL FELINA (FELINE GRIMACE SCALE) PARA AVALIAÇÃO DA VIA TRANSDÉRMICA DE BUPRENORFINA EM GATAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERCTOMIA ELETIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23815