INCLUSÃO ESCOLAR À LUZ DA PSICOPEDAGOGIA

Autores

  • Sueli da Silva Nascimento IESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23712

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Psicopedagogia. Diversidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a inclusão escolar à luz da psicopedagogia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado numa escola pública do interior pernambucano. Participou do estudo a psicopedagoga, que também é coordenadora da referida escola. Como instrumento, foi realizada uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial de conteúdo. Evidenciou-se que à luz da psicopedagogia, a inclusão escolar é um processo é um processo complexo que não objetiva homogeneizar os educandos, mas considera-los em suas diferentes necessidades educacionais, reconhecendo competências, potencializando capacidades e estimulando a convivência aceitadora da diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli da Silva Nascimento, IESP

Pós- graduação em psicopedagogia institucional (IESP) e curso de pós-graduação lato sensu em serviço de atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar (UFMS), professora do ensino infantil e fundamental I e II.

Downloads

Publicado

2026-01-16

Como Citar

Nascimento, S. da S. (2026). INCLUSÃO ESCOLAR À LUZ DA PSICOPEDAGOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–11. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23712