AÇÕES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO ÀS PUÉRPERAS EM SITUAÇÃO DE PERDA NEONATAL

Autores

  • Lilian Alves Barbosa UNIABEU
  • Fernanda da Costa Santos Dias UNIABEU
  • Keila do Carmo Neves UFRJ/EEAN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22858

Palavras-chave:

Enfermagem. Puérpera. Perda neonatal. Luto materno.

Resumo

Introdução: a perda neonatal é uma experiência crítica que rompe com a ordem natural da vida, provocando sofrimento à puérpera e à sua família. A atuação da enfermagem no cuidado às puérperas em situação de perda neonatal exige uma abordagem sensível, técnica e humanizada, diante de um momento marcado por intensa dor emocional. Objetivo: descrever a atuação do enfermeiro no cuidado e acolhimento de puérperas que vivenciam a perda neonatal. Metodologia: revisão bibliográfica de natureza descritiva, fundamentada em uma abordagem qualitativa. As bases de dados utilizadas foram: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Google Acadêmico. Analise e discussão dos resultados: Emergiram três eixos: (1) acolhimento e escuta empática como base do cuidado, com validação do sofrimento, comunicação sensível e possibilidade de contato e rituais de despedida; (2) intervenções de enfermagem e suporte emocional, incluindo criação de memórias, orientação à família, triagem de sintomas depressivos/ansiosos, continuidade do cuidado e encaminhamento para apoio psicológico e grupos; (3) formação profissional e desafios institucionais, com lacunas em protocolos, comunicação de más notícias e suporte organizacional, reforçando a necessidade de educação permanente e atuação multiprofissional. Conclusão: O cuidado à puérpera enlutada demanda competências técnico-relacionais, centradas na empatia, escuta ativa e continuidade do cuidado. A institucionalização de protocolos sensíveis ao luto e a qualificação permanente da equipe são fundamentais para uma assistência integral, ética e humanizada que minimize desfechos emocionais adversos e fortaleça a rede de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Alves Barbosa, UNIABEU

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Associação de Ensino Universitário (UNIABEU).

Fernanda da Costa Santos Dias, UNIABEU

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Associação de Ensino Universitário (UNIABEU).

Keila do Carmo Neves, UFRJ/EEAN

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ/EEAN. Pós-Graduada em Nefrologia e UTI Neonatal e Pediátrica; Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UNIG. Docente do Curso de Graduação da UNIABEU. Coordenadora de Atenção Básica do Município de Queimados-RJ. Membro dos grupos de Pesquisa NUCLEART e CEHCAC da EEAN/UFRJ.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Barbosa, L. A., Dias, F. da C. S., & Neves, K. do C. (2025). AÇÕES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO ÀS PUÉRPERAS EM SITUAÇÃO DE PERDA NEONATAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1610–1627. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22858