FUNDAMENTOS DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES ENTRE TARDIF, PIMENTA E FREIRE

Autores

  • Luiz Fernando Ridolfi UNEATLANTICO https://orcid.org/0000-0003-4918-0420
  • Erica Ferreira das Neves Must University 
  • Simone Alves Lopes Sodré UNEATLANTICO
  • Simone Miranda Alcântara Leite UNEATLANTICO
  • Nilza Aparecida da Silva FBMG
  • Letícia Maria Fialho Ferreira UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22716

Palavras-chave:

Saberes docentes. Formação inicial de professores. Identidade profissional docente. Profissionalização docente. Teoria e prática na docência.

Resumo

Este estudo analisa as contribuições de Tardif, Pimenta e Freire para a compreensão e o desenvolvimento dos saberes docentes no contexto da formação inicial de professores. Fundamentado em abordagem qualitativa e configurado como pesquisa bibliográfica, o estudo examina a natureza plural, socialmente situada e historicamente construída dos saberes profissionais, destacando suas dimensões pedagógicas, disciplinares, curriculares e experienciais. A partir do diálogo entre os autores, evidencia-se que a formação inicial constitui espaço estratégico para a construção da identidade e da profissionalização docente, ao possibilitar a articulação crítica entre teoria e prática, bem como a produção de saberes próprios da docência. Os resultados indicam convergências teóricas significativas, sobretudo no reconhecimento do professor como sujeito ativo na elaboração de saberes e na centralidade da prática social e reflexiva para legitimar e ressignificar conhecimentos. Conclui-se que investir na consolidação dos saberes docentes durante a formação inicial contribui para ampliar a autonomia, a consciência crítica e a competência profissional do futuro professor, fortalecendo sua atuação frente às complexidades da educação contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Ridolfi, UNEATLANTICO

Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4918-0420

Erica Ferreira das Neves, Must University 

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Simone Alves Lopes Sodré, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Simone Miranda Alcântara Leite, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores,Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Nilza Aparecida da Silva, FBMG

Especialização em Docência no Ensino Superior, Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG)

Letícia Maria Fialho Ferreira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Ridolfi, L. F., Neves, E. F. das, Sodré, S. A. L., Leite, S. M. A., Silva, N. A. da, & Ferreira, L. M. F. (2025). FUNDAMENTOS DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES ENTRE TARDIF, PIMENTA E FREIRE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9693–9707. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22716