AUDIOSLIVROS PARA A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL À LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22229Palavras-chave:
Audiolivros. Educação Inclusiva. Deficiência Visual. Literatura Brasileira. Tecnologias Assistivas.Resumo
O presente estudo investigou o impacto dos audiolivros na integração de alunos com deficiência visual à literatura brasileira. A pesquisa qualitativa exploratória envolveu entrevistas com professores e estudantes, observação participante em sala de aula e análise de registros pedagógicos. Os resultados indicam que os audiolivros promovem autonomia, engajamento, desenvolvimento cognitivo e participação social desses alunos, permitindo acesso equitativo às obras literárias e fortalecendo a inclusão escolar. Além disso, os recursos auditivos estimularam a imaginação, a criatividade e a interação colaborativa entre alunos típicos e atípicos. Conclui-se que os audiolivros são ferramentas pedagógicas efetivas para a promoção da inclusão e devem ser incorporados estrategicamente nas práticas de ensino da literatura brasileira.
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