AUDIOSLIVROS PARA A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL À LITERATURA BRASILEIRA

Autores

  • Selma Maria Dias de Souza
  • Natanael Nunes Viçosi
  • Gedivaldo de Andrade Silva
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22229

Palavras-chave:

Audiolivros. Educação Inclusiva. Deficiência Visual. Literatura Brasileira. Tecnologias Assistivas.

Resumo

O presente estudo investigou o impacto dos audiolivros na integração de alunos com deficiência visual à literatura brasileira. A pesquisa qualitativa exploratória envolveu entrevistas com professores e estudantes, observação participante em sala de aula e análise de registros pedagógicos. Os resultados indicam que os audiolivros promovem autonomia, engajamento, desenvolvimento cognitivo e participação social desses alunos, permitindo acesso equitativo às obras literárias e fortalecendo a inclusão escolar. Além disso, os recursos auditivos estimularam a imaginação, a criatividade e a interação colaborativa entre alunos típicos e atípicos. Conclui-se que os audiolivros são ferramentas pedagógicas efetivas para a promoção da inclusão e devem ser incorporados estrategicamente nas práticas de ensino da literatura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Maria Dias de Souza

Graduada em Letras, Especialização em Libras e psicopedagogia.

Natanael Nunes Viçosi

Graduado em Letras e Literatura, especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior.

Gedivaldo de Andrade Silva

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, Bacharel em Teologia, Pós graduado em Coordenação Pedagógica, Pós graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior com ênfase em tecnologias Educacionais, Pós graduado em Psicopedagogia e Gestão Escolar.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Souza, S. M. D. de, Viçosi, N. N., Silva, G. de A., & Silva, R. I. P. da. (2025). AUDIOSLIVROS PARA A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL À LITERATURA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3803–3811. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22229