EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TURMAS MULTIANOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22070Palavras-chave:
Educação do Campo. Turmas Multianos. Formação Docente. Desafios Pedagógicos.Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar os desafios da prática pedagógica em turmas multianos na Educação do Campo. Tendo como objeto de estudo a necessidade de investigar os desafios enfrentados pelos professores em turmas multianos do Ensino Fundamental para compreender a realidade da Educação do Campo e propor alternativas que promovam uma prática eficaz, inclusiva e transformadora na vida dos estudantes camponeses. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e de campo, que consistiu na entrevista com os professores nomeados P1 e P2, de duas escolas municipais do município de Escada-PE. Este trabalho está fundamentado em Hage (2011), Caldart (2012) e Molina (2014). Os resultados apresentam desafios significativos que vão desde a heterogeneidade de idades e níveis de aprendizagem, infraestrutura, recursos pedagógicos adaptados e ausência de formação docente específica. Aponta-se, que os desafios das turmas multianos da Educação do Campo requer não apenas investimentos em infraestruturas e recursos pedagógicos, mas a valorização da formação docente, que deve ser contínua e voltada para as especificidades desse contexto fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY