A SÉRIE “O TÚNEL DO TEMPO” COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Zelandia Maria dos Santos Souza Veni Creator Christian University
  • Vivianne Sousa Veni Creator Christian University

Palavras-chave:

Meios audiovisuais. Metodologias ativas. Consciência histórica.

Resumo

Os desafios contemporâneos de engajamento discente e da necessidade de atualização das práticas pedagógicas. Em um cenário em que os estudantes estão cada vez mais conectados às linguagens audiovisuais, busca-se compreender de que modo a ficção científica pode ser mobilizada como instrumento para o desenvolvimento da consciência histórica e do pensamento crítico. O presente estudo teve como objetivo investigar o potencial pedagógico da série “O Túnel do Tempo” no ensino de História, analisando seus benefícios, desafios e possibilidades metodológicas. O estudo caracterizou-se como qualitativa, documental e de revisão bibliográfica. Foram selecionados e analisados 11 episódios da série, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em temas históricos relevantes. A análise temática foi empregada para avaliar aspectos como fidelidade histórica, representações culturais e potencial de engajamento. O estudo fundamentou-se também nos pressupostos das metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a sala de aula invertida, promovendo o protagonismo discente. Os resultados indicaram que “O Túnel do Tempo” apresenta forte potencial como recurso interdisciplinar, especialmente ao favorecer o diálogo entre História, Cultura e Tecnologia. A série, potencialmente, permite a vivência de contextos históricos por meio de narrativas imersivas, contribuindo para a construção de uma compreensão mais crítica e contextualizada do passado. Observou-se que, com mediação pedagógica adequada, a série pode evitar distorções históricas e fomentar discussões relevantes sobre temporalidade, cidadania e diversidade de narrativas. Conclui-se, portanto, que o uso consciente e mediado de produtos audiovisuais como O Túnel do Tempo representa uma alternativa metodológica eficaz para revitalizar o ensino de História. A proposta dialoga com as diretrizes da BNCC e amplia o repertório didático dos professores, incentivando práticas que conectam o conhecimento escolar à cultura digital contemporânea. Assim, a série pode ser considerada uma ferramenta complementar relevante no processo de ensino-aprendizagem, desde que integrada a estratégias pedagógicas reflexivas e críticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zelandia Maria dos Santos Souza, Veni Creator Christian University

Mestra em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Florida – USA. Especialista; Pós-Graduação em Direito Público pela Faculdade Novo Horizonte. Pernambuco. Especialista Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Novo Horizonte, Pernambuco. Graduação em  Gestão em Recursos Humanos pela Faculdade Metropolitana Da Grande Recife. Pernambuco. Servidora Pública do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE.

Vivianne Sousa, Veni Creator Christian University

Professora da Veni Creator Christian University. Doutora em Ciências Sociais pela UFCG. Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela UFPB. Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFPB. Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UEPB. Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFPB.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Souza, Z. M. dos S., & Sousa, V. (2025). A SÉRIE “O TÚNEL DO TEMPO” COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–254. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/21900

Edição

Seção

E-books

Categorias