A RELEVÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO PARA PRÁTICA DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Lúcia Marques da Silva Christian Business School
  • Ana Karolina Marques de Barros Universidade de Pernambuco
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21760

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico. Avaliação e ensino aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar se o coordenador pedagógico contribui na prática avaliativa dos docentes nos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental para ter um bom resultado das provas internas e externas. Tendo como hipótese: O Coordenador Pedagógico por desempenhar atividades administrativas pouco tem contribuído com a prática avaliativa dos docentes nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Assim, destaca-se a falta de conhecimento do coordenador pedagógico sobre os reflexos de suas atuações pode interferir de forma negativa do desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos e isto faz com que o índice de rendimento no IDEB seja inferior ao esperado. A presente pesquisa se justifica pelo interesse em investigar a contribuição do coordenador pedagógico na prática avaliativa dos docentes e surgiu a partir dos resultados obtidos pelo IDEB, em uma escolas pública da rede municipal, onde o resultado esperado foi insuficiente. Sua abordagem metodológica foi qualitativa de natureza descritiva, utilizou-se para coleta de dados às observações e análises de documental, uma entrevista semiestruturada realizada com duas coordenadoras. Os dados revelam que os coordenadores pedagógicos não realizam atividades avaliativas, apenas acompanham os cadernos de planejamento dos professores e as atividades cotidianas que realizam são tanto as administrativas quanto as pedagógicas. Espera-se que esse estudo possa contribuir com a atuação e a intervenção do coordenador pedagógico no processo avaliativo do professor no sentido de repensarem e projetarem projetos de intervenções na perspectiva de acompanhar e intervir pedagogicamente nas práticas avaliativas do professor, visando assim á melhoria do ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Marques da Silva, Christian Business School

Mestra em ciências da educação pela Christian Business School-CBS. Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1993), Especialização em Ensino da Sociologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2007). Bibliotecária na EREFEM Joaquim Nabuco.

Ana Karolina Marques de Barros, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Odontologia pela Universidade de Pernambuco – UPE.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL-CBS.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Silva, A. L. M. da, Barros, A. K. M. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). A RELEVÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO PARA PRÁTICA DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4919–4929. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21760