A RELEVÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO PARA PRÁTICA DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21760Palavras-chave:
Coordenador Pedagógico. Avaliação e ensino aprendizagem.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar se o coordenador pedagógico contribui na prática avaliativa dos docentes nos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental para ter um bom resultado das provas internas e externas. Tendo como hipótese: O Coordenador Pedagógico por desempenhar atividades administrativas pouco tem contribuído com a prática avaliativa dos docentes nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Assim, destaca-se a falta de conhecimento do coordenador pedagógico sobre os reflexos de suas atuações pode interferir de forma negativa do desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos e isto faz com que o índice de rendimento no IDEB seja inferior ao esperado. A presente pesquisa se justifica pelo interesse em investigar a contribuição do coordenador pedagógico na prática avaliativa dos docentes e surgiu a partir dos resultados obtidos pelo IDEB, em uma escolas pública da rede municipal, onde o resultado esperado foi insuficiente. Sua abordagem metodológica foi qualitativa de natureza descritiva, utilizou-se para coleta de dados às observações e análises de documental, uma entrevista semiestruturada realizada com duas coordenadoras. Os dados revelam que os coordenadores pedagógicos não realizam atividades avaliativas, apenas acompanham os cadernos de planejamento dos professores e as atividades cotidianas que realizam são tanto as administrativas quanto as pedagógicas. Espera-se que esse estudo possa contribuir com a atuação e a intervenção do coordenador pedagógico no processo avaliativo do professor no sentido de repensarem e projetarem projetos de intervenções na perspectiva de acompanhar e intervir pedagogicamente nas práticas avaliativas do professor, visando assim á melhoria do ensino aprendizagem.
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