CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO NA TRIAGEM, PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER CERVICAL NO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21721

Palavras-chave:

Biomédico. Câncer cervical. Triagem. Profilaxia. Diagnóstico clínico. Amazonas.

Resumo

O estudo aborda a contribuição do biomédico na triagem, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero no estado do Amazonas, destacando sua importância no controle dessa enfermidade que representa um grave problema de saúde pública. O objetivo consiste em analisar as principais funções desempenhadas pelo profissional biomédico nas etapas de detecção precoce e prevenção, enfatizando o impacto de suas práticas na redução da mortalidade feminina. A metodologia baseia-se em uma revisão narrativa de literatura, por meio da consulta a artigos científicos publicados entre 2015 e 2025, disponíveis em bases de dados como SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Os resultados evidenciam que o biomédico exerce papel essencial na execução e interpretação de exames citopatológicos, como o Papanicolau, na análise laboratorial de amostras e na orientação sobre medidas preventivas. Constatou-se ainda que sua atuação contribui significativamente para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento adequado das pacientes aos serviços de referência, fortalecendo as estratégias de saúde pública voltadas ao controle do câncer cervical no Amazonas.

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Biografia do Autor

Jamylly Vicktoria Araújo Dorzane, Nilton Lins

Graduanda em biomedicina, Nilton Lins – UNL. Parque das Laranjeiras- Flores, Manaus – AM.  Orcid https://orcid.org/0009-0003-2895-368X. 

Bruna da Silva Souza Avelino, Nilton Lins

Especialista em Biomedicina Estática, Nilton Lins – UNL. Parque das Laranjeiras, Flores, Manaus – AM.  https://orcid.org/0000-0002-6365-6176. https://orcid.org/0000-0002-6365-6176.

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Dorzane, J. V. A., & Avelino, B. da S. S. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL BIOMÉDICO NA TRIAGEM, PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER CERVICAL NO AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4377–4386. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21721