CAPACITAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA COLABORADORES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21378Palavras-chave:
Capacitação. Ensino Superior. Segurança Institucional. Suporte Básico de Vida.Resumo
Instituições de ensino superior caracterizam-se por intenso fluxo de pessoas, tornando imperiosa a capacitação de colaboradores em Suporte Básico de Vida (SBV) para resposta adequada a emergências. O objetivo foi analisar as evidências científicas sobre estratégias de capacitação em SBV para colaboradores do ensino superior. A metodologia baseou-se em revisão integrativa nas bases PubMed, SciELO e LILACS, incluindo artigos publicados entre 2020-2025. Foram analisados 38 estudos que demonstraram a eficácia de metodologias ativas, simulações realísticas e abordagens práticas na capacitação de leigos. A avaliação diagnóstica prévia mostrou-se fundamental para direcionar o ensino. Barreiras incluíram resistência inicial e ansiedade, superadas através de repetição dirigida e ambiente de aprendizagem seguro. A capacitação em SBV configura-se como estratégia essencial para segurança institucional, requerendo abordagens contínuas e adaptadas ao perfil dos colaboradores.
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