AS CARACTERÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO ANO 2017, DE COLÉGIO INDÍGENA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADO NA CIDADE DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO
Palabras clave:
Educação Indígena. Grade Curricular. Práticas Diferenciadas.Resumen
A pesquisa apresentada tem como base inicial, as características e práticas educacionais curriculares do Colégio Indígena Estadual Karai Kuery Renda, da cidade de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O objetivo geral deste estudo é analisar o projeto político pedagógico e funcionamento do Colégio Indígena Guarani Estadual Karai Kuery Renda, no Município de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro e com objetivos específicos de descrever as atividades bimestrais das disciplinas da grade curricular, comparar o currículo do Colégio Indígena, com o currículo comum dos Colégios não Indígenas do Estado do Rio de Janeiro, constatar a relação social do Colégio Indígena, com sua Comunidade Escolar e identificar as práticas escolares diferenciadas, conforme a cultura e linguística dos Índios Guarani. A pesquisa foi realizada nas etapas de pedido de autorização da mesma, á Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, visitação a Unidade Escolar e interação com sua Comunidade, visualização de aulas teóricas e práticas e coleta de material escrito. A abordagem usada foi descritiva e bibliográfica, sendo uma pesquisa exploratória. Conclui-se que as propostas e conteúdos aplicados nas aulas pelos professores indígenas e não indígenas e a interação mútuo para a ramificação de uma visão mais ampla de cultura, modernidade, etnia e sociabilidade, mostrou-se positivamente entre os alunos, onde sociedade indígena não pode ficar fora da composição e construção da sociedade do Brasil, diminuindo suas desigualdades históricas.
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