AS CARACTERÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO ANO 2017, DE COLÉGIO INDÍGENA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADO NA CIDADE DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

Autores/as

Palabras clave:

Educação Indígena. Grade Curricular. Práticas Diferenciadas.

Resumen

A pesquisa apresentada tem como base inicial, as características e práticas educacionais curriculares do Colégio Indígena Estadual Karai Kuery Renda, da cidade de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O objetivo geral deste estudo é analisar o projeto político pedagógico e funcionamento do Colégio Indígena Guarani Estadual Karai Kuery Renda, no Município de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro e com objetivos específicos de descrever as atividades bimestrais das disciplinas da grade curricular, comparar o currículo do Colégio Indígena, com o currículo comum dos Colégios não Indígenas do Estado do Rio de Janeiro, constatar a relação social do Colégio Indígena, com sua Comunidade Escolar e identificar as práticas escolares diferenciadas, conforme a cultura e linguística dos Índios Guarani. A pesquisa foi realizada nas etapas de pedido de autorização da mesma, á Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, visitação a Unidade Escolar e interação com sua Comunidade, visualização de aulas teóricas e práticas e coleta de material escrito. A abordagem usada foi descritiva e bibliográfica, sendo uma pesquisa exploratória. Conclui-se que as propostas e conteúdos aplicados nas aulas pelos professores indígenas e não indígenas e a interação mútuo para a ramificação de uma visão mais ampla de cultura, modernidade, etnia e sociabilidade, mostrou-se positivamente entre os alunos, onde sociedade indígena não pode ficar fora da composição e construção da sociedade do Brasil, diminuindo suas desigualdades históricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestrado em Ciencias de la Educación (Universidad Americana-Py-2017/ Revalidado Pela Universidade Católica De Petrópolis (UCP)-Rj)/ Docente em Educação Física. UNIVASS-RJ.  ORCID 0009-0000-4010-9703

Ana Clara Dias Arruda, UNIVASS

Graduanda em Educação Física pela UNIVASS-RJ. ORCID 0009-0005-4896-8584.

Carlos Eduardo Werneck de Souza, Univass-RJ

Graduação em Educação Física pela Univass-Rj-2023. Docente Em Educação Física (Secretaria Municipal de Esportes- Vassouras-Rj). ORCID 0009-0006-4528-8564.

Deodato Alves Ferreira Filho, UNIVASS-RJ

Mestrado em Psicologia (Universidade Católica de Petrópolis- (UCP-RJ)- 2023. Docente em Educação Física e Psicologia pela UNIVASS-RJ. ORCID 000-0002-7614-9544.

Luis Carlos de Souza Braga, UNIVASS-RJ

Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá-RJ-2022. Discente em Psicologia (UNIVASS-RJ). ORCID 0009-0001-3479-8423.

Ricardo Augusto Peres de Souza, UNIVASS-RJ

Graduação em Educação Física pela Univass-Rj-2024. Docente Em Educação Física  Pela UNIVASS-RJ. ORCID 0009-0001-4497-331X.

Publicado

2025-09-26

Cómo citar

Souza, A. da S., Arruda, A. C. D., Souza, C. E. W. de, Ferreira Filho, D. A., Braga, L. C. de S., & Souza, R. A. P. de. (2025). AS CARACTERÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO ANO 2017, DE COLÉGIO INDÍGENA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADO NA CIDADE DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–215. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20914

Número

Sección

E-books

Categorías