INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

Autores

  • Mônica Cícera Kubiak Nunes FUNIBER
  • Ana Claudia Ivens de Araujo Must University
  • Jurete da Silva Souza FUNIBER
  • Tereza Raquel Destri FUNIBER
  • Gerson Menezes Velloso
  • Maria de Fátima Gonzaga de Lima FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20498

Palavras-chave:

Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios e as possibilidades da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, com foco nas práticas pedagógicas docentes. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, baseou-se em obras acadêmicas recentes e relevantes que abordam a temática da inclusão, da formação docente e das políticas públicas educacionais voltadas para o público com deficiência. Os resultados revelam que, apesar dos avanços legais e conceituais, a inclusão de alunos com TEA ainda esbarra em obstáculos significativos, como a insuficiência de formação específica dos professores, a carência de recursos didáticos e humanos e a falta de preparo das instituições escolares para lidar com a diversidade. Por outro lado, também foram identificadas experiências exitosas que demonstram a potência da escuta, da criatividade e do trabalho colaborativo como caminhos para uma educação mais inclusiva e humanizada. Conclui-se que a efetivação da inclusão de estudantes com TEA requer um compromisso coletivo e contínuo, fundamentado no respeito à singularidade, na formação sensível dos educadores e na construção de ambientes escolares acessíveis, afetivos e acolhedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Cícera Kubiak Nunes, FUNIBER

Mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação FUNIBER.

Ana Claudia Ivens de Araujo, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na educação, MUST University.

Jurete da Silva Souza, FUNIBER

Graduando em mestrado em formação de professores Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER florianópolis/sc – Brasil.

Tereza Raquel Destri, FUNIBER

Mestrado em Intervenção Psicológica no desenvolvimento e na educação FUNIBER - Fundação Universitário Iberoamericana – Uneatlantico. Florianópolis - SC, BRASIL.

Gerson Menezes Velloso

Doutorando em Ciências da Educação, São Luís University.

Maria de Fátima Gonzaga de Lima, FAVENI

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas 2015. Pós-graduada em Gestão pública, Centro Universitário Leonardo da vence-UNIASSELVI 520 h – 2018. Pós-graduada em Filosofia/sociologia Faculdade venda nova do imigrante -FAVENI 620 h- 2020 Pós-graduação em Tutorial em educação à distância e educação Infantil 620h Faculdade venda nova do imigrante- FAVENI -2020.

Downloads

Publicado

2025-07-28

Como Citar

Nunes, M. C. K., Araujo, A. C. I. de, Souza, J. da S., Destri, T. R., Velloso, G. M., & Lima, M. de F. G. de. (2025). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2616–2629. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20498