EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DE PROJETOS E RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20453Palavras-chave:
Educação ambiental. Escolas públicas. Sustentabilidade. Formação docente. Projetos escolares. Políticas públicas.Resumo
O artigo examina a implementação de projetos de educação ambiental em escolas públicas brasileiras, analisando desafios, práticas e resultados dessas iniciativas no contexto escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários a professores e estudantes do ensino fundamental e médio, visando identificar percepções, obstáculos e impactos dos projetos ambientais no cotidiano escolar. Os resultados destacam a importância da educação ambiental para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sustentáveis, mas revelam fragilidades estruturais, como falta de recursos, tempo no currículo e formação docente adequada. O estudo aponta que, embora projetos contínuos e interdisciplinares promovam maior engajamento dos estudantes, a prática ainda é marcada por ações pontuais e desafios de institucionalização. Destaca-se, por fim, a necessidade de investir em políticas públicas, formação continuada de professores e integração efetiva das temáticas ambientais ao currículo, consolidando a escola como agente central na promoção da sustentabilidade.
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