EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DE PROJETOS E RESULTADOS

Autores/as

  • Laura da Silva Almeida Almeida Centro Universitário Paraíso do Ceará
  • Lucas de Oliveira Sá Centro Universitário Paraíso do Ceará
  • Tainá de Oliveira Lima Centro Universitário Paraíso do Ceará
  • Antônia Cláudia da Silva Brito Centro Universitário Paraíso do Ceará
  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20453

Palabras clave:

Educação ambiental. Escolas públicas. Sustentabilidade. Formação docente. Projetos escolares. Políticas públicas.

Resumen

O artigo examina a implementação de projetos de educação ambiental em escolas públicas brasileiras, analisando desafios, práticas e resultados dessas iniciativas no contexto escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários a professores e estudantes do ensino fundamental e médio, visando identificar percepções, obstáculos e impactos dos projetos ambientais no cotidiano escolar. Os resultados destacam a importância da educação ambiental para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sustentáveis, mas revelam fragilidades estruturais, como falta de recursos, tempo no currículo e formação docente adequada. O estudo aponta que, embora projetos contínuos e interdisciplinares promovam maior engajamento dos estudantes, a prática ainda é marcada por ações pontuais e desafios de institucionalização. Destaca-se, por fim, a necessidade de investir em políticas públicas, formação continuada de professores e integração efetiva das temáticas ambientais ao currículo, consolidando a escola como agente central na promoção da sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura da Silva Almeida Almeida, Centro Universitário Paraíso do Ceará

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Paraíso do Ceará.

Lucas de Oliveira Sá, Centro Universitário Paraíso do Ceará

Discente do curso de Farmácia (8semestre) do Centro Universitário Paraíso do Ceará.

Tainá de Oliveira Lima, Centro Universitário Paraíso do Ceará

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Paraíso do Ceará.

Antônia Cláudia da Silva Brito, Centro Universitário Paraíso do Ceará

Discente do curso de enfermagem do Centro Universitário Paraíso do Ceará.

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Professor UNIFAP. 

Publicado

2025-07-25

Cómo citar

Almeida, L. da S. A., Sá, L. de O., Lima, T. de O., Brito, A. C. da S., & Saraiva, P. M. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DE PROJETOS E RESULTADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2566–2579. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20453