REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20416Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem. Matemática. Modalidades avaliativas.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem em Matemática, destacando as modalidades diagnóstica, formativa e somativa, com base em uma abordagem bibliográfica. Parte-se da compreensão de que a avaliação deve ultrapassar a função meramente classificatória, buscando promover a aprendizagem significativa dos alunos. A investigação teórica evidenciou que, embora existam diferentes formas de avaliar, a avaliação formativa se destaca por acompanhar continuamente o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando intervenções pedagógicas mais eficazes. Os estudos apontam que muitos desafios ainda persistem, especialmente no que se refere à superação de práticas avaliativas tradicionais e excludentes. Conclui-se que a avaliação em Matemática deve considerar as especificidades dos educandos, suas realidades socioculturais e as competências que se deseja desenvolver, de modo a contribuir para uma educação mais justa, inclusiva e transformadora.
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