REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Vanio Gabriel de Sousa Silva IFPI
  • Carivaldo José de Freitas Rocha IFPI
  • Ana Valéria Borges de Carvalho Melo IFPI
  • Willamys Rangel Nunes de Sousa IFPI
  • Guilherme Luiz de Oliveira Neto IFPI
  • André Luiz Ferreira de Carvalho Melo IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20416

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem. Matemática. Modalidades avaliativas.

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem em Matemática, destacando as modalidades diagnóstica, formativa e somativa, com base em uma abordagem bibliográfica. Parte-se da compreensão de que a avaliação deve ultrapassar a função meramente classificatória, buscando promover a aprendizagem significativa dos alunos. A investigação teórica evidenciou que, embora existam diferentes formas de avaliar, a avaliação formativa se destaca por acompanhar continuamente o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando intervenções pedagógicas mais eficazes. Os estudos apontam que muitos desafios ainda persistem, especialmente no que se refere à superação de práticas avaliativas tradicionais e excludentes. Conclui-se que a avaliação em Matemática deve considerar as especificidades dos educandos, suas realidades socioculturais e as competências que se deseja desenvolver, de modo a contribuir para uma educação mais justa, inclusiva e transformadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanio Gabriel de Sousa Silva, IFPI

Graduando em Matemática. IFPI, Campus Floriano. 

Carivaldo José de Freitas Rocha, IFPI

Especialista em Administração Pública.  IFPI, Campus Floriano. 

Ana Valéria Borges de Carvalho Melo, IFPI

Mestre em Educação. IFPI, Campus Floriano. 

Willamys Rangel Nunes de Sousa, IFPI

Doutor em Informática. IFPI, Campus Floriano. 

Guilherme Luiz de Oliveira Neto, IFPI

Doutor em Engenharia de Processos. IFPI, Campus Floriano. 

André Luiz Ferreira de Carvalho Melo, IFPI

Doutor em Engenharia de Materiais. IFPI, Campus Floriano.

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Silva, V. G. de S., Rocha, C. J. de F., Melo, A. V. B. de C., Sousa, W. R. N. de, Oliveira Neto, G. L. de, & Melo, A. L. F. de C. (2025). REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2193–2200. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20416