AS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20331Palavras-chave:
Relações interpessoais. Engajamento escolar. Aprendizagem significativa. Clima emocional. Estratégias pedagógicas.Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições da Psicologia Positiva no contexto escolar, considerando sua articulação com os princípios da neuropsicologia, suas implicações pedagógicas e suas possibilidades de institucionalização. O estudo abordou a influência das emoções positivas sobre a aprendizagem e o bem-estar de professores e alunos, com ênfase na formação de competências socioemocionais e no fortalecimento do ambiente educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada na análise de obras científicas selecionadas com base em critérios de atualidade, relevância temática e qualificação editorial, a partir de termos simples e específicos, consultados principalmente na base Scielo. A análise de conteúdo permitiu sistematizar as ideias centrais dos autores estudados e estabelecer categorias temáticas. Os resultados evidenciaram que a valorização das emoções positivas contribuiu para o fortalecimento da memória, da atenção e do engajamento discente, além de favorecer a saúde emocional dos docentes e o clima institucional. Constatou-se, ainda, que a integração entre Psicologia Positiva e práticas pedagógicas demanda uma reformulação da formação docente e o comprometimento institucional com uma abordagem humanizada da educação. Concluiu-se que a incorporação de estratégias baseadas na Psicologia Positiva favoreceu o desenvolvimento integral dos sujeitos escolares, ainda que sua implementação em larga escala dependa de adaptações culturais e estruturais.
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