AS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA

Autores/as

  • Simone Nunes de Barros Jaques Coelho Must University
  • Maria Angélica Dornelles Dias UFPel
  • Jeckson Santos do Nascimento FAMETRO
  • Marcelo Martins Holtz Must University
  • Larissa da Silva do Nascimento Moraes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20331

Palabras clave:

Relações interpessoais. Engajamento escolar. Aprendizagem significativa. Clima emocional. Estratégias pedagógicas.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições da Psicologia Positiva no contexto escolar, considerando sua articulação com os princípios da neuropsicologia, suas implicações pedagógicas e suas possibilidades de institucionalização. O estudo abordou a influência das emoções positivas sobre a aprendizagem e o bem-estar de professores e alunos, com ênfase na formação de competências socioemocionais e no fortalecimento do ambiente educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada na análise de obras científicas selecionadas com base em critérios de atualidade, relevância temática e qualificação editorial, a partir de termos simples e específicos, consultados principalmente na base Scielo. A análise de conteúdo permitiu sistematizar as ideias centrais dos autores estudados e estabelecer categorias temáticas. Os resultados evidenciaram que a valorização das emoções positivas contribuiu para o fortalecimento da memória, da atenção e do engajamento discente, além de favorecer a saúde emocional dos docentes e o clima institucional. Constatou-se, ainda, que a integração entre Psicologia Positiva e práticas pedagógicas demanda uma reformulação da formação docente e o comprometimento institucional com uma abordagem humanizada da educação. Concluiu-se que a incorporação de estratégias baseadas na Psicologia Positiva favoreceu o desenvolvimento integral dos sujeitos escolares, ainda que sua implementação em larga escala dependa de adaptações culturais e estruturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Nunes de Barros Jaques Coelho, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Maria Angélica Dornelles Dias, UFPel

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Jeckson Santos do Nascimento , FAMETRO

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário CEUNI-FAMETRO.

Marcelo Martins Holtz, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Larissa da Silva do Nascimento Moraes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Publicado

2025-07-14

Cómo citar

Coelho, S. N. de B. J., Dias, M. A. D., Nascimento , J. S. do, Holtz, M. M., & Moraes, L. da S. do N. (2025). AS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1626–1643. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20331