OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO

Autores

  • Mariana Ribeiro de Souza de Oliveira Universidade Iguaçu
  • Maryana Lizete dos Santos Silva Universidade Iguaçu
  • Enimar de Paula Universidade Iguaçu
  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v2i02.20136

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica. Violência obstétrica. Saúde da mulher.

Resumo

Introdução: Considerando os impactos que as violências obstétricas podem causar na vida das mulheres, este trabalho ressalta a importância do cuidado de enfermagem frente as violências obstétricas. Objetivo: A redução de impactos causados pela violência obstétrica identificando o conhecimento das mulheres. Metodologia: Estudo baseado em uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisas exploratórias. Analise e discussão dos resultados: É de grande importância que os profissionais de enfermagem se capacitem acerca da assistência as mulheres, para que haja a diminuição das ocorrências de violência obstétrica reduzindo assim os seus impactos. Conclusão: Nota-se que muitas mulheres desconhecem o que é a violência obstétrica, e tem como natural atitudes totalmente inapropriadas e desrespeitosas no decorrer do atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ribeiro de Souza de Oliveira, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Maryana Lizete dos Santos Silva, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Iguaçu.

Enimar de Paula, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre em Saúde Materno-Infantil Faculdade de Medicina - Universidade Federal Fluminense – UFF. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia da Universidade Iguaçu. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Oliveira, M. R. de S. de, Silva, M. L. dos S., Paula, E. de, & Ribeiro, W. A. (2025). OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SOB A PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2(02), 112–123. https://doi.org/10.51891/rease.v2i02.20136