ACESSIBILIDADE DIGITAL

Autores

  • Carla Aparecida Nicoli Must University
  • Ana Cristina Rodrigues do Monte Quiares Must University
  • Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca FICS
  • Daguimar Meireles Must University
  • Flávio de Paiva Maia UNIFAVENI
  • Gilmara Benício de Sá FICS
  • Rejane de Azevedo Batista Eleutério MUST
  • Sônia Maria de Barcelos Damasceno Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20133

Palavras-chave:

Acessibilidade Digital. Educação a Distância. Inclusão. Tecnologias Assistivas. Design Universal de Aprendizagem.

Resumo

A acessibilidade digital nos cursos de Educação a Distância (EAD) tornou-se um tema central no debate sobre inclusão educacional, no que diz respeito aos alunos com deficiências. Este estudo abordou a questão de como as soluções de acessibilidade digital podem ser implementadas nos cursos de EAD para garantir a inclusão desses alunos. O problema central investigado foi a falta de adequação das plataformas EAD às necessidades de alunos com deficiências. O objetivo geral foi analisar as soluções de acessibilidade digital, identificar as principais barreiras enfrentadas por esses alunos e propor estratégias para promover a inclusão digital. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, que permitiu a análise de diferentes estudos sobre o tema. No desenvolvimento, foi discutido o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela e softwares de ampliação, além da importância do Design Universal de Aprendizagem (DUA) e da inteligência artificial para personalização da experiência de aprendizagem. Nas considerações finais, concluiu-se que, apesar dos avanços, as plataformas EAD ainda carecem de adaptações eficientes, sendo necessária a capacitação contínua dos educadores. O estudo também ressaltou a importância de pesquisas para complementar os achados e melhorar a acessibilidade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Nicoli, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Ana Cristina Rodrigues do Monte Quiares, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Daguimar Meireles, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Flávio de Paiva Maia, UNIFAVENI

Mestre em Administração Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Gilmara Benício de Sá, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rejane de Azevedo Batista Eleutério, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Sônia Maria de Barcelos Damasceno, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

 

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Nicoli, C. A., Quiares, A. C. R. do M., Fonseca, A. B. B. N. da, Meireles, D., Maia, F. de P., Sá, G. B. de, … Damasceno, S. M. de B. (2025). ACESSIBILIDADE DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4773–4781. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20133