ACESSIBILIDADE DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20133Palavras-chave:
Acessibilidade Digital. Educação a Distância. Inclusão. Tecnologias Assistivas. Design Universal de Aprendizagem.Resumo
A acessibilidade digital nos cursos de Educação a Distância (EAD) tornou-se um tema central no debate sobre inclusão educacional, no que diz respeito aos alunos com deficiências. Este estudo abordou a questão de como as soluções de acessibilidade digital podem ser implementadas nos cursos de EAD para garantir a inclusão desses alunos. O problema central investigado foi a falta de adequação das plataformas EAD às necessidades de alunos com deficiências. O objetivo geral foi analisar as soluções de acessibilidade digital, identificar as principais barreiras enfrentadas por esses alunos e propor estratégias para promover a inclusão digital. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, que permitiu a análise de diferentes estudos sobre o tema. No desenvolvimento, foi discutido o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela e softwares de ampliação, além da importância do Design Universal de Aprendizagem (DUA) e da inteligência artificial para personalização da experiência de aprendizagem. Nas considerações finais, concluiu-se que, apesar dos avanços, as plataformas EAD ainda carecem de adaptações eficientes, sendo necessária a capacitação contínua dos educadores. O estudo também ressaltou a importância de pesquisas para complementar os achados e melhorar a acessibilidade digital.
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