O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADAS

Autores

  • Rodrigo Rodrigues Pedra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Antonio José Ferreira Gomes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Carlos Pitágoras de Moura Cortez Must University
  • Florismary Campos de Souza Must University
  • Lucirene Rocha de Souza Reis Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20034

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Personalização do Ensino. Performance Acadêmica.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) na personalização do ensino emerge como uma solução inovadora para atender às demandas educacionais contemporâneas. A escolha deste tema justifica-se pela crescente necessidade de métodos pedagógicos que se adaptem às particularidades de cada aluno, promovendo um aprendizado mais eficaz e significativo. O objetivo principal do estudo é investigar os efeitos da personalização do ensino mediada por IA na performance acadêmica dos alunos. A metodologia adotada consiste em uma análise bibliográfica, onde se revisam estudos e dados de plataformas educacionais que implementam tecnologias de IA para personalização. Os principais resultados indicam que a personalização do ensino, por meio da IA, resulta em uma melhora significativa na performance acadêmica, pois permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com seus estilos de aprendizagem. As conclusões mais relevantes apontam que a integração da IA no ambiente educacional não apenas facilita a adaptação do conteúdo, mas também aumenta o engajamento dos alunos, promovendo um aprendizado mais ativo e autônomo. A pesquisa destaca a importância de investir em tecnologias de IA como uma estratégia para transformar a educação e atender às necessidades individuais dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues Pedra, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antonio José Ferreira Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Carlos Pitágoras de Moura Cortez, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Florismary Campos de Souza, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Lucirene Rocha de Souza Reis, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Pedra, R. R., Gomes, A. J. F., Cortez, C. P. de M., Souza, F. C. de, & Reis, L. R. de S. (2025). O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4246–4257. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20034