O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM PERSONALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20034Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Personalização do Ensino. Performance Acadêmica.Resumo
A Inteligência Artificial (IA) na personalização do ensino emerge como uma solução inovadora para atender às demandas educacionais contemporâneas. A escolha deste tema justifica-se pela crescente necessidade de métodos pedagógicos que se adaptem às particularidades de cada aluno, promovendo um aprendizado mais eficaz e significativo. O objetivo principal do estudo é investigar os efeitos da personalização do ensino mediada por IA na performance acadêmica dos alunos. A metodologia adotada consiste em uma análise bibliográfica, onde se revisam estudos e dados de plataformas educacionais que implementam tecnologias de IA para personalização. Os principais resultados indicam que a personalização do ensino, por meio da IA, resulta em uma melhora significativa na performance acadêmica, pois permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com seus estilos de aprendizagem. As conclusões mais relevantes apontam que a integração da IA no ambiente educacional não apenas facilita a adaptação do conteúdo, mas também aumenta o engajamento dos alunos, promovendo um aprendizado mais ativo e autônomo. A pesquisa destaca a importância de investir em tecnologias de IA como uma estratégia para transformar a educação e atender às necessidades individuais dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY