PESQUISAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO

4ª edição

Autores

  • Antonia Janes de Oliveira Benício
  • Cacilda Inacio da Silva
  • Maria Valdeli Matias Batista
  • Jordana Romero Silva
  • Lívia Maria Dodds de Melo

Palavras-chave:

Inovação Educacional. Metodologias Ativas. Transformação Pedagógica.

Resumo

Vivemos um momento de intensas transformações na educação, impulsionado por inovações tecnológicas, novos paradigmas pedagógicos e, acima de tudo, pela necessidade urgente de promover uma aprendizagem mais humana, inclusiva e significativa. Diante desse cenário, repensar o papel da escola, dos professores e das metodologias de ensino torna-se fundamental para atender à diversidade de sujeitos que compõem o ambiente educacional contemporâneo.

Esta obra nasce com o propósito de ampliar reflexões e oferecer contribuições práticas sobre temas essenciais que permeiam a educação atual, especialmente no que diz respeito à inclusão, à personalização do ensino e à incorporação de tecnologias com propósito pedagógico. Mais do que apresentar conceitos, buscamos provocar o diálogo e incentivar a construção coletiva de soluções que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes.

Os capítulos que seguem abordam, com sensibilidade e profundidade, desde a importância das soft skills na formação acadêmica e profissional até o impacto da inclusão no desenvolvimento social e emocional dos alunos. Passando por temas como o uso da inteligência artificial na educação, as potencialidades das tecnologias assistivas, a personalização do ensino e os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos, cada tópico foi escolhido com o cuidado de representar as múltiplas dimensões que hoje desafiam e enriquecem a prática educativa.

O primeiro capítulo trata do papel das soft skills na formação acadêmica e profissional, destacando como habilidades socioemocionais como comunicação, empatia e resolução de problemas se tornaram essenciais para além do conhecimento técnico, promovendo uma formação mais completa e alinhada às exigências do século XXI.

O segundo capítulo aborda a inclusão escolar de alunos com deficiência, discutindo os principais desafios e barreiras enfrentados nesse processo, como a falta de preparo das instituições e profissionais, além de apresentar boas práticas que vêm transformando o ambiente educacional em um espaço mais acessível e acolhedor.

O terceiro capítulo trata do papel da tecnologia assistiva na promoção da autonomia e participação, enfatizando como recursos e dispositivos adaptativos possibilitam que estudantes com deficiência tenham mais independência, desenvolvam suas habilidades e participem ativamente do processo de aprendizagem.

O quarto capítulo apresenta a personalização do ensino, refletindo sobre a importância de adaptar estratégias pedagógicas às necessidades individuais dos alunos, considerando seus estilos de aprendizagem, ritmos e interesses, com o objetivo de promover uma educação mais justa e significativa.

O quinto capítulo explora a importância do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na educação básica, evidenciando como esse modelo de planejamento inclusivo favorece o acesso ao currículo por meio de múltiplas formas de engajamento, representação e expressão, beneficiando todos os alunos.

O sexto capítulo discute o uso da inteligência artificial na educação, analisando as oportunidades oferecidas por essa tecnologia, como personalização do ensino e análise de dados, bem como os desafios éticos e sociais que ela impõe, como a equidade de acesso e a proteção de dados.

O sétimo capítulo aborda o uso de tecnologias digitais na educação de jovens e adultos, com foco em estratégias como jogos educativos e mediação docente, que tornam a aprendizagem mais atrativa, interativa e adequada às necessidades específicas dessa modalidade de ensino.

O oitavo e último capítulo trata do impacto da inclusão no desenvolvimento social e emocional dos estudantes, demonstrando como ambientes educacionais inclusivos promovem o respeito à diversidade, fortalecem os vínculos sociais e contribuem para a formação de sujeitos mais empáticos, solidários e preparados para viver em sociedade.

Educar é um ato de compromisso com o presente e com o futuro. Ao longo destes estudos, percorremos temas fundamentais que refletem os desafios e as possibilidades da educação inclusiva, inovadora e centrada no ser humano. Discutimos o valor das soft skills, os caminhos para uma escola verdadeiramente acessível, o potencial transformador da tecnologia, seja ela assistiva ou digital, e a importância de práticas pedagógicas que respeitem e acolham a diversidade de aprendizes.

Mais do que oferecer respostas prontas, este material buscou lançar luz sobre questões urgentes e provocar novas perguntas. Afinal, transformar a educação exige reflexão contínua, abertura ao diálogo e disposição para construir práticas mais empáticas, colaborativas e eficazes.

Que as ideias aqui apresentadas sirvam como ponto de partida para novas ações, projetos e mudanças significativas no cotidiano educacional. Que cada leitor e leitora possa levar consigo não apenas conhecimento, mas também inspiração para seguir fazendo da educação um instrumento de inclusão, autonomia e transformação social.

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Benício, A. J. de O., Silva, C. I. da, Batista, M. V. M., Silva, J. R., & Melo, L. M. D. de. (2025). PESQUISAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO: 4ª edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–195. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/19362

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