A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA POLICIAL MILITAR NA ATUALIDADE E OS NOVOS DESAFIOS IMPOSTOS

Autores

  • Bernardo Cosenza Moraes QOEM PM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19301

Palavras-chave:

Inteligência policial. Segurança pública. Polícia militar. Investigação criminal.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi estudar a utilização da inteligência policial como forma de enfrentar a criminalidade e quais são os possíveis desafios que se apresentam diante disso. Tratou-se de uma revisão de literatura narrativa baseada em pesquisa bibliográfica de material que acolham o tema proposto. Os resultados mostraram que os desafios que se impõem no âmbito dos produtos resultantes da atuação da inteligência policial na investigação criminal devem ser superados para alcançar os inúmeros benefícios que este procedimento pode trazer com as informações provenientes deste tipo de ação na prevenção da criminalidade. Pode-se concluir que é importante estabelecer uma abordagem com maior integração e colaboração entre as distintas agências de segurança e jurisdições, garantindo que as operações de inteligência não fiquem comprometidas devido a restrições normativas ou logísticas. A inteligência policial tem o potencial de ser um componente fundamental para o combate ao crime, demarcada pela adoção e aprimoramento das práticas que se baseiem em dados e informações, permitindo uma abordagem com maior estratégia e informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Cosenza Moraes, QOEM PM

Tenente QOEM PM da Polícia Militar do Paraná; Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Moraes, B. C. (2025). A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA POLICIAL MILITAR NA ATUALIDADE E OS NOVOS DESAFIOS IMPOSTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4674–4689. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19301