INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS - UMA (RE)LEITURA

Autores/as

  • Manuela Xavier Ribeiro de Souza British Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18863

Palabras clave:

Ensino de inglês. Multiletramentos. Pedagogia crítica. Diversidade cultural. Práticas interculturais na educação.

Resumen

O presente estudo descreve as contribuições dos multiletramentos e da pedagogia crítica para a formação de alunos críticos e reflexivos no ensino de língua inglesa, com foco nas questões culturais globais. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica de publicações acadêmicas relevantes entre 2019 e 2024, destacando práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a diversidade no contexto educacional. A análise dos artigos revela que a incorporação de abordagens de multiletramentos enriquece o aprendizado da língua e desenvolve a capacidade dos alunos de se posicionarem criticamente diante de fenômenos culturais. Os resultados apontam que a formação continuada de professores é um fator essencial para a implementação dessas metodologias, resultando em maior engajamento e motivação dos estudantes. Ao final, conclui-se que práticas educativas que integraram multiletramentos e pedagogia crítica são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e ativos em uma sociedade globalizada. A pesquisa sugere a necessidade de estudos futuros que explorem a aplicação dessas metodologias em diversos contextos educacionais e a influência das tecnologias digitais no ensino de línguas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manuela Xavier Ribeiro de Souza, British Business School

Licenciada em Letras (Português/Inglês), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Membro Tesol-Brazil - Participante do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright/Capes. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2025-04-22

Cómo citar

Souza, M. X. R. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS - UMA (RE)LEITURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2524–2538. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18863