INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS - UMA (RE)LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18863Palabras clave:
Ensino de inglês. Multiletramentos. Pedagogia crítica. Diversidade cultural. Práticas interculturais na educação.Resumen
O presente estudo descreve as contribuições dos multiletramentos e da pedagogia crítica para a formação de alunos críticos e reflexivos no ensino de língua inglesa, com foco nas questões culturais globais. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica de publicações acadêmicas relevantes entre 2019 e 2024, destacando práticas pedagógicas que promovem a inclusão e a diversidade no contexto educacional. A análise dos artigos revela que a incorporação de abordagens de multiletramentos enriquece o aprendizado da língua e desenvolve a capacidade dos alunos de se posicionarem criticamente diante de fenômenos culturais. Os resultados apontam que a formação continuada de professores é um fator essencial para a implementação dessas metodologias, resultando em maior engajamento e motivação dos estudantes. Ao final, conclui-se que práticas educativas que integraram multiletramentos e pedagogia crítica são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e ativos em uma sociedade globalizada. A pesquisa sugere a necessidade de estudos futuros que explorem a aplicação dessas metodologias em diversos contextos educacionais e a influência das tecnologias digitais no ensino de línguas.
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