O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores/as

  • Cristiny Rochinsky Tavares da Silva Must University (MUST)
  • Gabriel Vieira Must University (MUST)
  • Geraldo Lopes da Silva Filho Must University (MUST)
  • Gleidys Sharny da Silva Costa UNIDA
  • Ingrid Santa Rita Gomes FICS
  • Maria Marta Coelho Miranda Must University (MUST)
  • Mirtes Rejane Carneiro Silva Must University (MUST)
  • Zilda Alves Rosa Must University (MUST)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17765

Palabras clave:

Gamificação. Design instrucional. Ensino-aprendizagem. Motivação. Estratégias educacionais.

Resumen

O estudo abordou o uso da gamificação como estratégia no design instrucional, investigando como elementos lúdicos podem transformar práticas educacionais e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi analisar os benefícios e desafios dessa abordagem, explorando seu potencial para motivar os aprendizes e aprimorar experiências educacionais. A metodologia consistiu exclusivamente em pesquisa bibliográfica, com a análise de fontes relevantes sobre o tema, destacando fundamentos teóricos e exemplos práticos de gamificação no contexto educacional. O desenvolvimento incluiu uma revisão sobre os conceitos de gamificação e design instrucional, seguida pela análise das vantagens, como o aumento do engajamento e a promoção de aprendizagens significativas, além dos desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica e formação docente. As considerações finais indicaram que a gamificação é uma estratégia promissora, embora sua aplicação dependa de condições específicas e de esforços para superar barreiras. Concluiu-se que, com os ajustes necessários, essa abordagem pode transformar a educação em diferentes contextos.

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Biografía del autor/a

Cristiny Rochinsky Tavares da Silva , Must University (MUST)

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Gabriel Vieira, Must University (MUST)

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Geraldo Lopes da Silva Filho, Must University (MUST)

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Gleidys Sharny da Silva Costa, UNIDA

Doutoranda em Ciências da Educação. Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Ingrid Santa Rita Gomes, FICS

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maria Marta Coelho Miranda, Must University (MUST)

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Mirtes Rejane Carneiro Silva, Must University (MUST)

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Zilda Alves Rosa , Must University (MUST)

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Publicado

2024-12-27

Cómo citar

Silva , C. R. T. da, Vieira, G., Silva Filho, G. L. da, Costa, G. S. da S., Gomes, I. S. R., Miranda, M. M. C., … Rosa , Z. A. (2024). O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO DESIGN INSTRUCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 4168–4172. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17765