O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO DESIGN INSTRUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17765Palabras clave:
Gamificação. Design instrucional. Ensino-aprendizagem. Motivação. Estratégias educacionais.Resumen
O estudo abordou o uso da gamificação como estratégia no design instrucional, investigando como elementos lúdicos podem transformar práticas educacionais e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi analisar os benefícios e desafios dessa abordagem, explorando seu potencial para motivar os aprendizes e aprimorar experiências educacionais. A metodologia consistiu exclusivamente em pesquisa bibliográfica, com a análise de fontes relevantes sobre o tema, destacando fundamentos teóricos e exemplos práticos de gamificação no contexto educacional. O desenvolvimento incluiu uma revisão sobre os conceitos de gamificação e design instrucional, seguida pela análise das vantagens, como o aumento do engajamento e a promoção de aprendizagens significativas, além dos desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica e formação docente. As considerações finais indicaram que a gamificação é uma estratégia promissora, embora sua aplicação dependa de condições específicas e de esforços para superar barreiras. Concluiu-se que, com os ajustes necessários, essa abordagem pode transformar a educação em diferentes contextos.
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