GAMIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ATRAINDO A ATENÇÃO DA GERAÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17600Palavras-chave:
Geração digital. Tecnologias educacionais. Práticas pedagógicas. Inclusão digital. Aprendizado significativo.Resumo
O estudo analisou como a geração digital impactou o percurso escolar e as práticas pedagógicas dos professores. O problema central consistiu em compreender as mudanças necessárias no ambiente escolar diante das características dos nativos digitais. O objetivo geral foi investigar as possibilidades e os impactos da presença dessa geração no contexto educacional, com ênfase nos desafios e oportunidades para os educadores. A pesquisa foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, utilizando obras teóricas e estudos empíricos sobre neurociência, tecnologias educacionais e metodologias pedagógicas. O desenvolvimento apresentou as peculiaridades da geração digital, destacando sua relação com tecnologias e a necessidade de práticas pedagógicas interativas. Foram analisadas as contribuições das tecnologias educacionais para a personalização do ensino e os desafios enfrentados pelos professores, incluindo lacunas na formação docente e desigualdades no acesso a recursos tecnológicos. Também foram exploradas possibilidades de integração entre neurociência e educação, aliadas a metodologias que promovem o aprendizado significativo. As considerações finais apontaram que a geração digital trouxe novas demandas para o ambiente escolar, exigindo mudanças estruturais e metodológicas. Embora as tecnologias educacionais ofereçam caminhos promissores, obstáculos relacionados à formação de professores e à inclusão digital foram destacados como limitações. Sugeriu-se a realização de novos estudos para aprofundar os achados e explorar o impacto das tecnologias em diferentes contextos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY