GAMIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ATRAINDO A ATENÇÃO DA GERAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Alberto da Silva Franqueira FICS
  • Claudia Alves Menezes MUST
  • Daiana Soares da Silva UFAM
  • Diogo Mathias da Silva Pinto UNEATLANTICO
  • Emily Silva Maciel Serrano MUST
  • Gleidys Sharny da Silva Costa UNIDA
  • Leticia Pastore dos Santos Carari MUST
  • Maria Marta Coelho Miranda MUST
  • Reuber Araújo Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17600

Palavras-chave:

Geração digital. Tecnologias educacionais. Práticas pedagógicas. Inclusão digital. Aprendizado significativo.

Resumo

O estudo analisou como a geração digital impactou o percurso escolar e as práticas pedagógicas dos professores. O problema central consistiu em compreender as mudanças necessárias no ambiente escolar diante das características dos nativos digitais. O objetivo geral foi investigar as possibilidades e os impactos da presença dessa geração no contexto educacional, com ênfase nos desafios e oportunidades para os educadores. A pesquisa foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, utilizando obras teóricas e estudos empíricos sobre neurociência, tecnologias educacionais e metodologias pedagógicas. O desenvolvimento apresentou as peculiaridades da geração digital, destacando sua relação com tecnologias e a necessidade de práticas pedagógicas interativas. Foram analisadas as contribuições das tecnologias educacionais para a personalização do ensino e os desafios enfrentados pelos professores, incluindo lacunas na formação docente e desigualdades no acesso a recursos tecnológicos. Também foram exploradas possibilidades de integração entre neurociência e educação, aliadas a metodologias que promovem o aprendizado significativo. As considerações finais apontaram que a geração digital trouxe novas demandas para o ambiente escolar, exigindo mudanças estruturais e metodológicas. Embora as tecnologias educacionais ofereçam caminhos promissores, obstáculos relacionados à formação de professores e à inclusão digital foram destacados como limitações. Sugeriu-se a realização de novos estudos para aprofundar os achados e explorar o impacto das tecnologias em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Alberto da Silva Franqueira, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Claudia Alves Menezes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Daiana Soares da Silva, UFAM

Mestra em Agronomia Tropical. Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Diogo Mathias da Silva Pinto, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Emily Silva Maciel Serrano, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Gleidys Sharny da Silva Costa, UNIDA

Doutoranda em Ciências da Educação. Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Leticia Pastore dos Santos Carari, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Maria Marta Coelho Miranda, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Reuber Araújo Silva, UFBA

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Franqueira, A. da S., Menezes, C. A., Silva, D. S. da, Pinto, D. M. da S., Serrano, E. S. M., Costa, G. S. da S., … Silva, R. A. (2024). GAMIFICAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ATRAINDO A ATENÇÃO DA GERAÇÃO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2994–2999. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17600