ESTUDO DE CASO SOBRE A AVALIAÇÃO E ANÁLISE DAS HABILIDADES/ EMOÇÕES DE UMA CRIANÇA DE ENSINO FUNDAMENTAL PARA APOIO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO

Autores

  • Ingrid da Silva Haide UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17525

Palavras-chave:

Avaliação. Habilidades. Desenvolvimento. Psicologia.

Resumo

O Presente estudo tem como objetivo identificar as habilidades sociais e escolares de Igor (nome fictício), uma criança de 8 anos que vive com sua mãe, avó e duas irmãs, de 6 e 12 anos. Sua mãe descreve que ele é bastante agitado, irrita-se facilmente e frequentemente briga com as irmãs. Embora seu desenvolvimento de linguagem tenha sido considerado adequado, atualmente enfrenta dificuldades na articulação das palavras e apresenta trocas fonoarticulatórias, em relação à linguagem compreensiva, Igor tem dificuldade em atender a solicitações, respondendo melhor a comandos simples e individuais. Ele também reclama de dores de cabeça após a escola. Igor se mostra irrequieto e tem dificuldade em lidar com frustrações, apresentando irritabilidade e distração fácil. Tende a se envolver em conflitos com outras crianças, especialmente quando se sente contrariado, manifestando comportamentos agressivos verbalmente e provocando os outros. Igor possui uma rotina estabelecida e demonstra autonomia em seus cuidados pessoais e na organização de seus pertences. Nos momentos de lazer, ele gosta de atividades como jogar bola, soltar pipa com a irmã, assistir a filmes e jogar no celular. No entanto, sua mãe observa que ele apresenta pouco interesse nas atividades escolares e dificuldades com a grafia, sempre se recusando a participar. A escola confirma que Igor enfrenta desafios significativos no aprendizado, com baixa memorização e dificuldades em acompanhar os conteúdos. Embora ele tenha uma boa socialização, seja bastante comunicativo, o avaliando se distrai com facilidade. A presente avaliação foca em caracterizar a criança cognitiva e socioemocionalmente, a fim de orientar a escola e a família sobre quais intervenções clínicas ou educacionais poderão otimizar seu desenvolvimento acadêmico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid da Silva Haide, UniEnsino

Discente de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Docente de Psicologia da UniEnsino.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Haide, I. da S., & Silva, D. da. (2024). ESTUDO DE CASO SOBRE A AVALIAÇÃO E ANÁLISE DAS HABILIDADES/ EMOÇÕES DE UMA CRIANÇA DE ENSINO FUNDAMENTAL PARA APOIO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2296–2307. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17525