OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17424Palavras-chave:
Inclusão. Desafios. Professor de apoio. Prática pedagógica.Resumo
O referido artigo tem como objetivo, investigar quais os desafios enfrentados na prática pedagógica do profissional de apoio (PA) no processo de inclusão de alunos do público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil. Sendo assim, a pesquisa investigou as adversidades na atuação da prática pedagógica do professor de apoio comprovada no resultado do desenvolvimento e inclusão do aluno com deficiência no ambiente escolar, tendo em vista que as contribuições são positivas em termos internos. Objetivou-se identificar como a sua participação neste processo é ainda incipiente, uma vez que muitas escolas regulares negligenciam na busca de melhores condições de aprendizagem para estas crianças. A abordagem da pesquisa é qualitativa realizada em uma escola de campo da rede pública nomeada (EM) do município de Escada localizada na Zona Urbana do Estado de Pernambuco. Tendo como sujeitos da pesquisa dois professores chamados P1 e P2. O resultado da pesquisa foi confirmado de acordo com a hipótese uma vez que os entrevistados concordam que a falta de suporte e formação continuada interferia na prática pedagógica do professor de apoio, na inclusão da criança neuro atípica, trazendo resultados significativos para essa problemática. Dentre as dificuldades, apontamos a falta de condições físicas e didático pedagógicas e flexibilização curricular no atendimento à criança que precisa do apoio pedagógico na sala regular de ensino. Este artigo fundamenta-se em (Montessori, 1949, p.12), na qual destaca a necessidade de um preparo por parte do ambiente para o desenvolvimento de crianças autônomas.
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