A REVOLUÇÃO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTEGRAÇÃO, INTERATIVIDADE E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16562Palavras-chave:
Recursos multimídia. Educação. Ensino a Distância.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca do uso de recursos multimídias no ensino superior de educação a distância, enfatizando como estes podem auxiliar e integrar o ensino, além de fazer com que os estudantes se mostrem mais interessados durante o processo de ensino-aprendizagem. Com isto em mente, a metodologia utilizada para que tal objetivo seja atingido foi a revisão bibliográfica, onde o uso de termos descritores foi realizado nas plataformas CAPES e Google Acadêmico. Além disso, também foram utilizados os módulos da disciplina deste mestrado, buscando assim trabalhos correspondentes ao tema proposto. A partir dos resultados encontrados, foi possível notar que os recursos multimídias têm sido muito utilizados no ensino-aprendizagem, fato este exacerbado pelo interesse e engajamento que os discentes apresentam quando estes recursos estão presentes. Deste modo, o ensino à distância tem se adaptado a estes recursos, com o uso de editores de texto, músicas, vídeos e imagens que auxiliem na educação e, ao mesmo tempo, tragam resultados positivos para os estudantes. Observa-se que grande parte dos benefícios do uso dos recursos multimídias encontra-se na facilidade de acesso a informações e na praticidade de acesso às plataformas, podendo ser acessadas em qualquer local a qualquer momento, logo, o aluno tem o dinamismo de adaptar o estudo à sua rotina. Sendo assim, o ensino superior à distância encontra-se nesse caminho, buscando cada vez mais meios de atingir este público engajado por tecnologia e, ao mesmo tempo, permitindo que o ensino seja eficiente e pertinente para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY