DESIGUALDADE SALARIAL E O PAPEL DOS SINDICATOS NA DEFESA DOS DIREITOS TRABALHISTAS NO BRASIL

Autores

  • Geisa Nadine Brito da Costa Faculdade São Lucas
  • Maria Heloisa Gurgel Passos Carvalho Faculdade São Lucas
  • Delner do Carmo Azevedo Faculdade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16284

Palavras-chave:

Desigualdade salarial. Sindicados. Mercado de trabalho.

Resumo

Os sindicatos desempenham um papel crucial na promoção da igualdade salarial e na defesa dos direitos trabalhistas. Através da negociação coletiva, fiscalização, promoção da igualdade e assistência jurídica, os sindicatos lutam para garantir aumentos salariais justos e combater práticas discriminatórias. Embora enfrentem desafios como a redução da filiação sindical, mudanças na legislação trabalhista e a globalização, a atuação sindical é fundamental para um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. O artigo tem por objetivo demonstrar que o fortalecimento dos sindicatos e a implementação de políticas públicas eficazes são essenciais para reduzir a desigualdade salarial e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Geisa Nadine Brito da Costa, Faculdade São Lucas

Graduanda em Direito - Faculdade São Lucas. 

Maria Heloisa Gurgel Passos Carvalho, Faculdade São Lucas

Graduanda em Direito - Faculdade São Lucas. 

Delner do Carmo Azevedo, Faculdade São Lucas

Professor orientador no curso em Direito - Faculdade São Lucas. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública - Faculdade São Lucas. 

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Costa, G. N. B. da, Carvalho, M. H. G. P., & Azevedo, D. do C. (2024). DESIGUALDADE SALARIAL E O PAPEL DOS SINDICATOS NA DEFESA DOS DIREITOS TRABALHISTAS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4256–4265. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16284