AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL ANTES E DEPOIS DE UM ANO LETIVO EM PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15994Palavras-chave:
Educação. Educação Física. Hipertensão Arterial. Estresse do Professor.Resumo
O objetivo geral do estudo foi investigar a prevalência ou não de hipertensão arterial sistêmica em professores da rede municipal de Fortaleza e como objetivos específicos: a) Descobrir os fatores de risco da pressão arterial, sua classificação e seus modos de tratamento; b) Identificar como se dá a docência no ensino público e os fatores desencadeadores do estresse em atividade laboral; c) Comparar os níveis de pressão arterial antes e depois de cada período de aulas e os prováveis fatores responsáveis pela sua alteração. As hipóteses que serão levadas em consideração neste estudo serão duas: A hipótese nula que será a que a atividade laboral não altera de forma significativa a pressão arterial dos professores da rede municipal de Fortaleza; enquanto a hipótese alternativa será aquela que confirma que a atividade laboral altera de modo significativo a pressão arterial dos professores da rede municipal de Fortaleza. A justificativa deste estudo é a escassez de dados na literatura científica sobre como se comporta a pressão arterial dos docentes do ensino público fundamental após um período letivo de aulas. O problema que se levanta é que a hipertensão arterial está entre as patologias que mais acomete os profissionais da educação e é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do estresse nos mesmos. Essa pesquisa será do tipo quantitativa, com modelo hipotético dedutivo, e serão coletados dados de 40 docentes através da utilização de um estetoscópio e de esfigomanômetro calibrados e de um questionário semi estruturado para que possíveis associações com fatores de risco do desenvolvimento da elevação da pressão arterial sejam detectados utilizando para a análise estatística dos dados o ANOVA e o Teste Qui Quadrado através do programa de estatística PRISMA 6, sendo utilizado nessa pesquisa p<0,05. Os resultados obtidos foram que houve diferença estatística de forma significativa entre as pressões arteriais antes e depois de um período letivo de aulas, com p<0,0001 o que indicou que a profissão professor de ensino fundamental de escolas municipais pode ter associação com o desenvolvimento de hipertensão arterial. No questionário semi-estruturado as respostas de algumas perguntas foram correlacionadas e os seus resultados foram que nem todas as associações foram estatisticamente significativas para o desenvolvimento da elevação pressórica. Além disso, temos que o estresse pode ser um fator desencadeador da patologia sendo provocada pela indisciplina dos alunos, a falta de interesse estudantil e outros.
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