ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15829

Palavras-chave:

Acolhimento; papel da enfermagem e violência doméstica.

Resumo

Este artigo buscou investigar o papel e a eficácia do acolhimento de enfermagem no contexto da violência doméstica. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória descritiva, que busca por produções científicas sobre o temática do acolhimento de enfermagem na violência doméstica, no período de 2019 a 2024, utilizando os descritores: "acolhimento", "papel da enfermagem" e "violência doméstica" nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Relatório Nacional de Pesquisa do Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). Observou-se que a enfermagem desempenha um papel crucial na realização de avaliações detalhadas das vítimas, tanto no aspecto físico quanto psicossocial. Isso inclui a documentação cuidadosa de lesões, o encaminhamento para exames complementares, a avaliação do estado emocional e a identificação de possíveis sinais de trauma. A necessidade de   profissionais de enfermagem serem capacitados e sensibilizados para lidar com essa realidade complexa e desafiadora, contribuindo assim para a proteção e recuperação das vítimas e para a construção de uma sociedade mais justa e livre de violência. Nota-se a necessidade de   profissionais de enfermagem serem capacitados e sensibilizados para lidar com essa realidade complexa e desafiadora, contribuindo assim para a proteção e recuperação das vítimas e para a construção de uma sociedade mais justa e livre de violência.

Biografia do Autor

Ione Luciana Cardoso Coelho, Faculdade Mauá

Discente, Bacharel em Enfermagem, Faculdade Mauá, GO.

Lopes Junior, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá, GO. Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Luana Guimarães da Silva, Faculdade Mauá

Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás, Enfermeira especialista em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Faculdade Mauá. 

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

Coelho, I. L. C., Lopes Júnior, H. H. M. P., & Silva, L. G. da. (2024). ACOLHIMENTO DA ENFERMAGEM À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 893–904. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15829