O IMPACTO DA MONITORIA SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO DISCENTE MONITOR DE AVALIAÇÃO CLÍNICA EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Erika Gomes de Souza Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15312

Palavras-chave:

Monitoria. Formação Acadêmica. Avaliação Clínica. Fisioterapia.

Resumo

O programa de monitoria corresponde a um instrumento de ensino-aprendizagem que possui a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas no âmbito institucional, proporcionando o aperfeiçoamento do conhecimento teórico-prático em determinada área. O estudo em questão tem o objetivo de demonstrar os impactos positivos promovidos pela monitoria na formação do aluno e futuro profissional fisioterapeuta, atuando como monitor da disciplina de avaliação clínica em fisioterapia. Trata-se de um relato de experiência embasado nas vivências e bagagens adquiridas no decorrer da monitoria durante o acompanhamento dos alunos no período de abril à dezembro de 2022. O exercício da monitoria perfazia um total de 8 horas semanais onde realizava-se o acompanhamento dos discentes dentro e fora das aulas, desenvolvendo materiais que facilitassem a absorção do conteúdo. Ao longo dos meses, houve a oportunidade de experienciar os pilares de ensino e pesquisa através da iniciação à docência e da construção de trabalhos científicos. Essa disciplina é de suma importância para a formação do fisioterapeuta, uma vez que, a avaliação clínica vai determinar as condutas a serem tomadas a respeito do tratamento. Desta maneira, pode-se constatar a relevância da monitoria no aperfeiçoamento do processo de avaliação fisioterapêutica, preparando para o adentro no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Erika Gomes de Souza, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Graduada em Fisioterapia, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Souza, M. E. G. de. (2024). O IMPACTO DA MONITORIA SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO DISCENTE MONITOR DE AVALIAÇÃO CLÍNICA EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2331–2340. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15312