IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: PREPARANDO ALUNOS PARA O FUTURO DIGITAL

Autores

  • Rodolfo Gonçalves da Silva Must University
  • Danila Oliveira Silva Moreno UNEATLANTICO
  • Gean Paulo Trabuco Lima Must University
  • Josiane Reis Araujo Faculdade Bookplay
  • Katiane Simplício da Silva UNEATLANTICO
  • Leandromar Brandalise UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14955

Palavras-chave:

Ensino de programação. Ferramentas educacionais. Metodologias de ensino. Desenvolvimento de habilidades. Inclusão digital.

Resumo

Este estudo investigou as ferramentas, metodologias e impactos do ensino de programação no ensino fundamental, com o objetivo de identificar as melhores práticas e propor estratégias para melhorar a qualidade e eficácia desse ensino nas escolas brasileiras. A pesquisa utilizou uma metodologia de revisão bibliográfica, analisando artigos científicos, livros, teses, dissertações e publicações em anais de congressos. Os resultados mostraram que ferramentas como Scratch e computação desplugada foram eficazes na introdução de conceitos de programação de forma acessível e envolvente. Jogos educativos e projetos práticos também se mostraram na aplicação de conceitos teóricos em situações reais. A formação contínua dos professores foi identificada como essencial para a eficácia do ensino de programação. Os impactos positivos incluíram o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e inclusão digital. No entanto, desafios como a formação inadequada de professores e a falta de recursos tecnológicos foram destacados. As considerações finais sugeriram a necessidade de mais estudos para explorar práticas de formação de professores e estratégias para superar a falta de recursos tecnológicos. Concluiu-se que, apesar dos desafios, o ensino de programação no ensino fundamental oferece oportunidades significativas para o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Biografia do Autor

Rodolfo Gonçalves da Silva, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Danila Oliveira Silva Moreno, UNEATLANTICO

 Mestranda em Educação -  Organização e Gestão de Centros Educativos, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Gean Paulo Trabuco Lima, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST)

Josiane Reis Araujo, Faculdade Bookplay

Especialista em Neuropsicopedagogia, Faculdade Bookplay.

Katiane Simplício da Silva, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação – Formação de Professores, Instituição: Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Leandromar Brandalise, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Silva, R. G. da, Moreno, D. O. S., Lima, G. P. T., Araujo, J. R., Silva, K. S. da, & Brandalise, L. (2024). IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: PREPARANDO ALUNOS PARA O FUTURO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1849–1864. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14955