DO RECONHECIMENTO LEGAL AO DIREITO REAL: CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COMO SUJEITOS DE DIREITOS

https://doi.org/10.29327/211653.6.9-5

Autores

  • Giovane Scherer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Patrícia Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo reflete acerca dos desafios para a materialização de direitos de crianças, adolescentes e jovens diante do ideário neoliberal que fragiliza direitos historicamente conquistados. Analisa a Passagem da Doutrina de Situação Irregular que embasava o Código de Menores, para a Doutrina de Proteção Integral, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, contextualiza os direitos das Juventudes expressos pelo Estatuto da Juventude e os desafios para a materialização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Scherer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Serviço Social. Professor da Escola de Humanidades da PUCRS, no âmbito da graduação e pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas – GEJUP e pesquisador associado ao Observatório Juventudes PUCRS. Email: giovanescherer@pucrs.br.

Ana Patrícia Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade FEEVALE. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Pesquisadora associada do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Email: ass.anapatricia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Scherer, G. ., & Patrícia Barbosa, A. . (2020). DO RECONHECIMENTO LEGAL AO DIREITO REAL: CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COMO SUJEITOS DE DIREITOS: https://doi.org/10.29327/211653.6.9-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 09. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/149