A NECESSIDADE DE ATIVIDADES LÚDICAS NO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Alexandra Moreno Pinho College Educaler University
  • Gleide Jesus de Souza Santos College Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14769

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas. EJA. Valorização Cultural. Ações Democráticas.

Resumo

Através de uma revisão bibliográfica, o presente artigo analisou a necessidade do fomento de atividades lúdicas no cotidiano escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A valorização do lúdico, nesta modalidade de ensino, é um aspecto essencial para a motivação e compreensão do aluno, no seu processo de letramento e alfabetização. As estratégicas e atividades lúdicas na EJA relacionam-se com a valorização cultural proveniente do contexto de vida de cada pessoa participante do processo e de aspectos que colaboram na associação dos conteúdos estudados dentro da sala de aula. Observa-se que existe uma carência de formação para atuar na EJA e que professores e profissionais da educação necessitam continuar apostando em estratégias que valorizem o lúdico, os aspectos culturais e ações democráticas, para que a educação seja um ato transformador no Brasil.

Biografia do Autor

Alexandra Moreno Pinho, College Educaler University

Professora e orientadora da College Educaler University. Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade Universidade de Barcelona, Licenciada em Pedagogia UCSAL. 

Gleide Jesus de Souza Santos, College Educaler University

Mestranda da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização em Gestão Educacional.  Licenciada em Pedagogia. 

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Pinho, A. M., & Santos, G. J. de S. (2024). A NECESSIDADE DE ATIVIDADES LÚDICAS NO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 590–599. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14769