EMPREGO DA TERAPIA FOTODINÂMICA NO COMBATE ÀS INFECÇÕES ENDODÔNTICAS

Autores

  • Bruna Crispim da Silva Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Ana Clara Sérgio Moreira Instituto Orthodontic IOI
  • Martha Vasconcellos Amarante Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13299

Palavras-chave:

Laser de baixa potência. PDT. Desinfecção. Endodontia.

Resumo

Atualmente, o tratamento endodôntico tem alcançado significativo sucesso clínico na prática diária. Contudo, as taxas de insucesso que dependem do retratamento continuam latente e grande parte devido à presença de microrganismos colonizando túbulos dentinários, canais acessórios, istmos e deltas apicais. A presença desses microrganismos demonstra a dificuldade das substâncias irrigadoras e das medicações intracanal em promoverem a desinfecção total, uma vez que as bactérias não a capacidade de penetrar a dentina em profundidades maiores que 1000nm, enquanto a penetração de agentes irrigantes químicos chega somente a 130nm. Alguns casos de retratamento também estão intimamente ligados à resistência bacteriana, devido a colonização do canal pelo Enterococcus faecalis, junto com outras espécies de microrganismos como a Candida albicans. Essas espécies têm se mostrado resistentes a vários antimicrobianos empregados convencionalmente no tratamento endodôntico, como o hidróxido de cálcio, o paramonoclorofenol, a clorexidina e o hipoclorito de sódio. Mediante ao exposto, a terapia fotodinâmica ou PDT, apresenta-se como uma alternativa bem interessante no que diz respeito à desinfecção e surge como coadjuvante ao tratamento tradicional, auxiliando no combate das infecções endodônticas. O objetivo desse trabalho é investigar, através de uma revisão de literatura, as indicações e os benefícios da terapia fotodinâmica na Endodontia, assim como seus protocolos de utilização.

Biografia do Autor

Bruna Crispim da Silva, Faculdade São Leopoldo Mandic

Graduada em odontologia pela Universidade Salgado de Oliveira. Pós-graduanda em endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. 

Ana Clara Sérgio Moreira, Instituto Orthodontic IOI

Graduada em odontologia pela Universidade Salgado de Oliveira. Pós-graduanda em dentística e prótese pela Instituto Orthodontic IOI. 

Martha Vasconcellos Amarante, Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Especialista em endodontia – ABE-RJ Mestre em Ciência dos materiais – PUC-Rio. Professora de Endodontia da faculdade de Odontologia Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Niterói.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Silva, B. C. da, Moreira, A. C. S., & Amarante, M. V. (2024). EMPREGO DA TERAPIA FOTODINÂMICA NO COMBATE ÀS INFECÇÕES ENDODÔNTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 224–235. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13299