ESTUDO DE CASO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA GESTÃO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA MARIA MARGARIDA DE CASTRO ALMEIDA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Amsterdan Ferreira Rebouças Universidade Del Sol, UNADES
  • Glacimeyre Lima Rebouças Universidade Del Sol, UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.12273

Palavras-chave:

Educação. Ensino Médio. Tempo integral. Gestão democrática.

Resumo

A presente pesquisa consiste em um Estudo de Caso sobre os desafios enfrentados na gestão escolar do Ensino Médio de tempo integral da escola Professora Maria Margarida de Castro Almeida, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para isso foi tecida uma robusta discussão sobre o contexto da gestão democrática no ensino público, com suas concepções e processos de transformação, organizando-se para dar resposta eficaz e rápida aos desafios que enfrenta, principalmente àqueles que refletem competências do gestor diante uma escola democrática e articulada através de políticas públicas. Nesse sentido, entende-se que a gestão democrática com a participação de todos pela construção coletiva é a ideal. Durante o desenvolvimento do presente trabalho foram feitas análises exploratórias por meio de artigos, livros, documentos e entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra da comunidade educadora da referida escola. Demo (2013); Dourado ( 2012); Freire (2015); Libâneo, (2017); Lück (2015); Lakatos e Marconi (2017);  Minayo (2017); Oliveira (2018); Paro ( 2016); outros, foram base teórica, juntamente com as fontes documentais que incluem observações, dados, programas, relatórios, regimentos, leis do ensino, orientações e Projeto Político Pedagógico da escola objeto de estudo. A abordagem da presente pesquisa foi de natureza qualitativa. Como trabalho metodológico foi realizada uma entrevista por meio da ferramenta questionário, com o intuito de melhor caracterizar as práticas de gerenciamento e as competências trabalhadas pela gestão escolar da referida escola à luz de uma gestão idealmente democrática. Os resultados das análises apontaram para a necessidade de uma reflexão  coletiva sobre os desafios da gestão nessa escola de tempo integral de ensino médio sob os vieses das ações democráticas pautadas em seu projeto político-pedagógico. Constatou-se também, que, na gestão escolar da referida escola há o uso de um modelo padrão de gestão, baseado no compromisso com a integralidade da  ação educativa e que está passando por processos de mudança e desafios das concepções e procedimentos de uma gestão democrática participativa. Os resultados da entrevista relevaram a necessidade de serem estabelecidos intensos debates nos espaços escolares sobre a educação integral e as práticas de uma gestão democrática, visando o engajamento por parte de todos nesse processo educativo.

Biografia do Autor

Amsterdan Ferreira Rebouças, Universidade Del Sol, UNADES

Professor da rede de ensino Pública do Estado do Ceará e da rede de ensino Pública da Cidade de Fortaleza. Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Graduado em Mestre em Ciências da Educação, Universidade Del Sol, UNADES.

Glacimeyre Lima Rebouças, Universidade Del Sol, UNADES

Professora da rede de ensino Pública da Cidade de Fortaleza. Licenciada em Pedagógia, Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Brasil. Graduado em Mestre em Ciências da Educação, Universidade Del Sol, UNADES.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

Rebouças, A. F., & Rebouças, G. L. (2024). ESTUDO DE CASO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA GESTÃO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA MARIA MARGARIDA DE CASTRO ALMEIDA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1270–1281. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.12273