INFLUENCIADORES E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MARKETING DIGITAL EM LOJAS DE VESTUÁRIO NA CIDADE DE ILHÉUS

Autores

  • Ronaldo de Jesus Gomes Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11639

Palavras-chave:

Conversão em vendas. Estratégia. Público alvo. Mídias sociais.

Resumo

Os influenciadores digitais têm sido amplamente utilizados pelas empresas como uma estratégia eficaz de marketing. Ao aplicar essa ferramenta, as empresas podem colher diversos benefícios e impactos positivos com seu público alvo especialmente no setor de vestuário. Nessa perspectiva, o objetivo geral do artigo é analisar a importância dos influenciadores no contexto do marketing digital de lojas de roupas em Ilhéus, tendo como objetivos específicos: identificar o processo de compras pelas redes sociais; descrever sobre os influenciadores digitais e a sua importância nas redes sociais; conhecer as ações/fatores que influenciam a conversão em vendas nas redes sociais. Para tal, a metodologia utilizada nesta pesquisa foi a revisão bibliográfica, com informações referentes ao marketing digital e a utilização dos influenciadores digitais contidas em artigos, livros e teses, seguida de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos gestores que atuam em empresas que fazem o uso de redes sociais como estratégia de marketing bem como um questionários e para os consumidores dessas empresas. Após a análise dos resultados obtidos, identificou-se que os influenciadores digitais desempenham um papel importante no cenário de marketing contemporâneo, principalmente ao atingir em grande parte o público feminino. A familiaridade com os influenciadores está correlacionada com sua integração nas estratégias de marketing, tendo o Instagram como a plataforma mais proeminente para essa finalidade, sendo o que apresentou a maior conversão de vendas. A confiança nas recomendações dos influenciadores exerce influência nas decisões de compra dos consumidores, ainda que muitos clientes conduzam pesquisas adicionais antes de efetuar uma compra.

Biografia do Autor

Ronaldo de Jesus Gomes, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

 

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Gomes, R. de J. (2023). INFLUENCIADORES E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MARKETING DIGITAL EM LOJAS DE VESTUÁRIO NA CIDADE DE ILHÉUS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 378–397. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11639