AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Edson José dos Santos Corrêa Veni Creator Christian University
  • Oziel do Nascimento dos Santos UNICORP
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10906

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. TICs. Gamificação. Aluno.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de alfabetização e letramento dos alunos por meio da gamificação dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula. Pois sabemos da importância do engajamento entre alunos e educadores numa nova perspectiva do processo de ensino aprendizagem. Com isso, o profissional da educação sobre novos métodos de alfabetizar e letrar estudantes de todas as idades e necessidades; auxiliar professores das séries iniciais a se engajarem com as novas tecnologias na educação como também engajar estudantes que encontram a tecnologia em destaque os jogos como algo mais atrativos e conhecer as contribuições para que desenvolvam as habilidades no alfabetizar e letrar estudantes. A metodologia adotada deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa, a partir de pesquisas já publicadas em plataformas seguras como: Sucupira, Scielo, Anima Educação, Capes, Google Acadêmico, no período de 2014 a 2022. Além de, estudiosos que evidenciaram por meio de sua literatura sobre a gamificação no processo de alfabetização e letramento dos alunos.  O tema em estudo desperta uma percepção de que atualmente os alunos estão muito ligados a games e as mídias digitais, se dispersam dos estudos e empobrecem seus conhecimentos prévios. Buscando sugerir ao professor a criarem atividades lúdicas dentro do contexto digital, é o que se espera desse artigo, para que os professores possam aplicar esses jogos tecnológicos nas atividades propostas que alfabetizam e letram simultaneamente, tornando as atividades lúdicas, significativas, aprendizado efetivo e aula mais prazerosa de serem ministradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson José dos Santos Corrêa, Veni Creator Christian University

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela FFPNM/UPE, Especialista em Docência Educacional e Organização Escolar pela FACIPE e estudante do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Oziel do Nascimento dos Santos, UNICORP

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Timbaúba- PE, Especialista em Neuropsicopedagogia pela UNICORP. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutorado em geografia pela UFPE - Professora da pós-graduação Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Corrêa, E. J. dos S., Santos, O. do N. dos, & Santos, M. P. M. dos. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 742–757. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10906