AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Edson José dos Santos Corrêa Veni Creator Christian University
  • Oziel do Nascimento dos Santos UNICORP
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10906

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. TICs. Gamificação. Aluno.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de alfabetização e letramento dos alunos por meio da gamificação dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula. Pois sabemos da importância do engajamento entre alunos e educadores numa nova perspectiva do processo de ensino aprendizagem. Com isso, o profissional da educação sobre novos métodos de alfabetizar e letrar estudantes de todas as idades e necessidades; auxiliar professores das séries iniciais a se engajarem com as novas tecnologias na educação como também engajar estudantes que encontram a tecnologia em destaque os jogos como algo mais atrativos e conhecer as contribuições para que desenvolvam as habilidades no alfabetizar e letrar estudantes. A metodologia adotada deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa, a partir de pesquisas já publicadas em plataformas seguras como: Sucupira, Scielo, Anima Educação, Capes, Google Acadêmico, no período de 2014 a 2022. Além de, estudiosos que evidenciaram por meio de sua literatura sobre a gamificação no processo de alfabetização e letramento dos alunos.  O tema em estudo desperta uma percepção de que atualmente os alunos estão muito ligados a games e as mídias digitais, se dispersam dos estudos e empobrecem seus conhecimentos prévios. Buscando sugerir ao professor a criarem atividades lúdicas dentro do contexto digital, é o que se espera desse artigo, para que os professores possam aplicar esses jogos tecnológicos nas atividades propostas que alfabetizam e letram simultaneamente, tornando as atividades lúdicas, significativas, aprendizado efetivo e aula mais prazerosa de serem ministradas.

Biografia do Autor

Edson José dos Santos Corrêa, Veni Creator Christian University

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela FFPNM/UPE, Especialista em Docência Educacional e Organização Escolar pela FACIPE e estudante do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Oziel do Nascimento dos Santos, UNICORP

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Timbaúba- PE, Especialista em Neuropsicopedagogia pela UNICORP. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutorado em geografia pela UFPE - Professora da pós-graduação Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Corrêa, E. J. dos S., Santos, O. do N. dos, & Santos, M. P. M. dos. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 742–757. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10906