AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10906Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. TICs. Gamificação. Aluno.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de alfabetização e letramento dos alunos por meio da gamificação dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula. Pois sabemos da importância do engajamento entre alunos e educadores numa nova perspectiva do processo de ensino aprendizagem. Com isso, o profissional da educação sobre novos métodos de alfabetizar e letrar estudantes de todas as idades e necessidades; auxiliar professores das séries iniciais a se engajarem com as novas tecnologias na educação como também engajar estudantes que encontram a tecnologia em destaque os jogos como algo mais atrativos e conhecer as contribuições para que desenvolvam as habilidades no alfabetizar e letrar estudantes. A metodologia adotada deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa, a partir de pesquisas já publicadas em plataformas seguras como: Sucupira, Scielo, Anima Educação, Capes, Google Acadêmico, no período de 2014 a 2022. Além de, estudiosos que evidenciaram por meio de sua literatura sobre a gamificação no processo de alfabetização e letramento dos alunos. O tema em estudo desperta uma percepção de que atualmente os alunos estão muito ligados a games e as mídias digitais, se dispersam dos estudos e empobrecem seus conhecimentos prévios. Buscando sugerir ao professor a criarem atividades lúdicas dentro do contexto digital, é o que se espera desse artigo, para que os professores possam aplicar esses jogos tecnológicos nas atividades propostas que alfabetizam e letram simultaneamente, tornando as atividades lúdicas, significativas, aprendizado efetivo e aula mais prazerosa de serem ministradas.
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