A APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Danielly Teófilo Pires de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10843

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino-aprendizagem. Estratégias.

Resumo

Um dos múltiplos desafios que vem sendo enfrentado pelas escolas ao longo dos anos é o de fazer com que os estudantes aprendam a ler de forma correta.  Pois aquisição da leitura é indispensável para que possa se conduzir com autonomia nas sociedades letradas. A partir desta necessidade o presente estudo teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades encontradas no processo de alfabetização e a verificação da melhor estratégia no processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita nas séries iniciais. A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, e o procedimento para levantamento das informações foi um estudo bibliográfico, através de leitura de livros, artigos científicos que tratam do tema. Tendo como resultado a verificação de que as dificuldades de aprendizagem podem ser de ordem cognitiva ou de ordem afetiva, devendo, no entanto, ser diagnosticado pelo professor, encaminhando-o para um acompanhamento psicológico, terapêutico e também psicopedagógico, que deve ser oferecido pela equipe escolar, em sala de aula ou fora dela. Concluindo que é importante que a escola tenha um olhar mais significativo para trabalhar juntamente com seus professores ações que beneficie a aprendizagem e o processo de alfabetização dos alunos nas séries iniciais.

Biografia do Autor

Danielly Teófilo Pires de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Oliveira, D. T. P. de, & Santos, M. P. M. dos. (2023). A APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 298–314. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10843