POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10560Palavras-chave:
Educação Infantil. Relações étnico-raciais. Práticas antirracistas.Resumo
Percebendo a Educação Infantil como um espaço potencialmente criativo para promover práticas antirracistas e reconhecendo a importância sócio-histórica e cultural das crianças para a superação das problemáticas que envolvem as questões étnico-raciais, este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades pedagógicas para uma Educação Infantil antirracista. Se caracteriza enquanto uma pesquisa bibliográfica exploratória, de abordagem qualitativa e pautada nos Estudos Culturais em Educação. Foi verificada a importância da Educação Infantil na vida da criança e, na medida em que reconhece e valoriza a diversidade escolar, se combate o silenciamento, invisibilização e inferiorização de identidades culturais, podemos ter a chance de caminhar rumo às práticas educativas antirracistas. Para tanto, há necessidade de que os profissionais envolvidos com a educação de crianças analisem criticamente as posturas e expressões racistas que muitas vezes são naturalizadas no cotidiano escolar, assim como sejam garantidas oportunidades de formação continuada de professores e propostas pedagógicas que tenham o combate ao racismo como um de seus princípios basilares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY